Nosso laboratório é o LQBin – Laboratório de Química BioInorgânica e de Cristalografia. Estamos com vários projetos em duas linhas:
1) Química BioInorgânica: Essa linha teve início em 2007. A nossa pesquisa em BioInorgânica tem se concentrado em complexos metálicos, principalmente com íons Ag(I), Zn(II), VO2 + e Au(I/III) com compostos orgânicos. Nossas sínteses orgânicas têm se concentrado na condensação entre aminas alifáticas e aromáticas, sulfonamidas e aminoácidos, isoniazida, piraminazida, nicotinamida e outras com aldeídos naturais.
Os complexos metálicos são ativos contra bactérias gram positivas e gram negativas, micobactérias, especialmente contra M. tuberculosis. Além disso, alguns complexos, especificamente os de vanádio, foram testados contra Leishamina e excelentes resultados foram alcançados.
2) Estudos cristalográficos: Desde 2013, o difratômetro Bruker D8 está em operação no Departamento de Química, fazendo uma série de medições de difração de raios-X em amostras policristalinas, nanomateriais, filmes filmes, vitro-cerâmicas, entre outros.
Além da identificação e quantificação de fases cristalinas, algo trivial com esse tipo de equipamento, nosso grupo tem tido sucesso em resolver e refinar modelos de estrutura cristalina para materiais com estruturas desconhecidas a partir da difração de Raios X por policristais, Nosso difratômetro é capaz de fazer medições de -15oC a 1000oC.
https://www.ufjf.br/lqbin