
O LQBin – Laboratório de Química Bioinorgânica e de Cristalografia desenvolve pesquisas em duas principais linhas, sob coordenação do Prof. Dr. Alexandre Cuin.
1) Química Bioinorgânica
Ativa desde 2007, essa linha de pesquisa concentra-se no estudo de complexos metálicos envolvendo principalmente os íons Ag(I), Zn(II), VO₂⁺ e Au(I/III), combinados com compostos orgânicos.
As sínteses orgânicas são realizadas por meio de reações de condensação entre aminas alifáticas e aromáticas, sulfonamidas, aminoácidos, isoniazida, pirazinamida, nicotinamida e aldeídos naturais.
Os complexos metálicos obtidos têm apresentado atividade antimicrobiana relevante, atuando contra bactérias gram-positivas e gram-negativas, além de micobactérias, com destaque para Mycobacterium tuberculosis. Complexos contendo vanádio também foram avaliados contra Leishmania, com resultados promissores.
2) Estudos Cristalográficos
Desde 2013, o laboratório conta com um difratômetro Bruker D8, instalado no Departamento de Química, utilizado em análises de difração de raios X de amostras policristalinas, nanomateriais, filmes finos, vitrocerâmicas, entre outros.
Além da identificação e quantificação de fases cristalinas, o grupo tem se dedicado à resolução e ao refinamento de estruturas cristalinas inéditas a partir de dados obtidos por difração de raios X de policristais. O equipamento permite medições em uma ampla faixa de temperatura, variando de -15 °C a 1000 °C, possibilitando a investigação de materiais sob diferentes condições térmicas.