Fechar menu lateral

Plataforma Moodle – Orientações

Orientações para a utilização da Plataforma Moodle

Acesso

Utilização

1 – As disciplinas são disponibilizadas em um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Quando você acessar o Moodle, deverá clicar no AVA PROFSAUDEJF01-2024.3-A5 – TURMA 5 – PRIMEIRO SEMESTRE. 

Note que aparece a informação TURMA 5 – PRIMEIRO SEMESTRE, seguida de 2024 – SEGUNDO SEMESTRE. A informação PRIMEIRO SEMESTRE se refere ao primeiro semestre do curso; a outra, se refere ao segundo semestre do ano de 2024.

Nesse AVA, você encontrará todas as disciplinas, cujos conteúdos estão distribuídos pelas semanas do semestre, conforme o Cronograma.

2 – Na primeira seção do AVA (Boas-vindas / Apresentação), não deixe de ler as Orientações Iniciais.

Em Estrutura do curso, não deixe de assistir ao videotutorial  Tutorial Moodle para Mestrandos do PROFSAÚDE

Note que o Cronograma de Atividades que aparece nessa seção é genérico, ou seja, foi desenvolvido pensando em toda a Rede PROFSÁUDE. Por isso, fique atento ao Cronograma disponibilizado pelo PROFSAÚDE / UFJF e às orientações da Coordenação e dos docentes responsáveis pelas disciplinas.

Não deixe de editar seu perfil e incluir sua foto.

3 – Acessando as semanas do curso

O acesso a cada semana é restringido automaticamente, de acordo com as datas de início e de término que constam no Cronograma que é disponibilizado na página da Turma 5 no início de cada semestre.

ATENÇÃO: a semana de estudos se encerra sempre às 23h55 do domingo (data final de cada semana no Cronograma). Por isso, NUNCA DEIXE para enviar suas tarefas na última hora! LEMBRE-SE de que o Moodle é uma plataforma on-line; por isso, deve-se contar sempre com eventuais quedas de energia ou falhas na conexão de internet.

Em todas as semanas, na seção Recursos Educacionais, você vai encontrar links e/ou arquivos em PDF relacionados a cada disciplina. Tendo em vista o que foi dito acima em relação à disponibilidade (ou não) de conexão com a internet, sugerimos que crie uma pasta para cada disciplina  em seu computador a fim de salvar esses arquivos. Já pensou se não puder estudar e realizar suas tarefas dentro do prazo porque a UFJF ficou sem internet?

 

Suporte ao Moodle

O suporte à Plataforma Moodle, na UFJF, é provido pelo Cead (Centro de Educação a Distância). Se você tiver algum problema de acesso, primeiro verifique sua conexão com a internet. Se estiver conseguindo acessar páginas externas, tente acessar o portal da UFJF. Se estiver funcionando, mas você não conseguir acessar o Moodle, então acesse a página do Suporte do Cead e envie uma mensagem descrevendo, no corpo da mensagem, o mais detalhadamente possível, suas dificuldades. Nessa mensagem, sempre informe seu nome, número de matrícula e nome do curso. No assunto, seja direto e sucinto, por exemplo: Assunto: PROFSAÚDE – sem acesso à Plataforma Moodle.

ATENÇÃO: o Suporte só atende a questões técnicas envolvendo o acesso ao Moodle (dificuldades de acesso; plataforma off-line etc.). QUESTÕES ACADÊMICAS, PEDAGÓGICAS OU RELATIVAS A DIFICULDADES DE ACESSAR ESTE OU AQUELE CONTEÚDO DENTRO DO AVA devem ser encaminhadas à Secretaria do PROFSAÚDE, por e-mail (mestrado.profsaude@ufjf.br).