A “Jornada de Mídia e Literatura: narrativas em tempos de convergência” foi a primeira edição do evento promovido pelo grupo de pesquisa Narrativas Midiáticas e Dialogias (antigo Mídia e Literatura), certificado pelo CNPq, e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF.
O evento, realizado em 8 e 9 de maio de 2017, promoveu o debate sobre as narrativas literárias e midiáticas no contexto da convergência das mídias, a partir de seus deslizamentos de um meio a outro, e do fluxo de referências que as levam a um processo de mutação e de novas produções de sentido. A primeira edição da Jornada, que teve apoio da Fapemig, contou com a conferência de abertura feita pelo escritor Luiz Ruffato.
As sessões seguintes tiveram a participação das professoras doutoras Fabiana Piccinin, da Unisc (RS), e Sonia Cristina Reis, da UFRJ, e do professor Marco Aurelio Reis, da UNESA-RJ.
Foram apresentadas pesquisas em andamento no grupo, sobretudo as relacionadas ao tema do evento, como o trabalho da mestra Michele Pereira (PPGCOM/UFJF), sobre as crônicas de Luiz Ruffato no jornal El País.
I Jornada de Mídia e Literatura na imprensa:
MG1/TV Integração – Luiz Ruffato fala sobre o livro “Inferno Provisório”
Tribuna de Minas – Luiz Ruffato critica a falta de coletividade do brasileiro