A linha estuda o telejornalismo e suas estratégias narrativas, mudanças de linguagem, produção de sentido nas telas e modos de produção. Considera o telejornalismo como campo de conhecimento inserido em sistema que leva em conta o passado da produção telejornalística, os desafios contemporâneos e as perspectivas futuras, tendo como base as pesquisas realizadas no âmbito da Rede Telejor.
O laboratório abriga e estuda ainda produções audiovisuais de ensino, pesquisa e extensão em telejornalismo, em diálogo com disciplina Laboratório de Telejornalismo, do sétimo período do curso de Jornalismo da Facom/UFJF, que produz um telejornal laboratório.
O Jornal da Facom é o telejornal da disciplina, mas outros produtos já foram criados com as turmas, como o TV Fora da Caixa, também expandido para o Instagram, o Facom Notícias e o Circular.
A linha abriga estudos sobre estratégias narrativas no telejornalismo, vinculados ao projeto de pesquisa “Estratégias narrativas audiovisuais do telejornalismo em contexto de convergência e de midiatização – análise do telejornalismo regional frente à pandemia”, coordenado pela profª Cláudia Thomé e que conta com duas bolsas de iniciação científica da Propp/UFJF.