Profª Drª Cláudia de Albuquerque Thomé
Professora associada da Facom/UFJF e docente permanente do PPGCOM/UFJF, é líder do Grupo de Pesquisa “Narrativas midiáticas e dialogias”. Jornalista graduada pela ECO/UFRJ e mestre em Comunicação e Cultura também pela ECO/UFRJ, é doutora em Ciência da Literatura pela Faculdade de Letras da UFRJ, e pós-doutora em Comunicação e Cultura, pelo PPGCOM/UFRJ. Atuou no mercado jornalístico do Rio de Janeiro e tem como principais focos de pesquisa a narrativa jornalística e seus deslizamentos e interações com outros campos, as estratégias narrativas no telejornalismo e os formatos audiovisuais híbridos. Participa da Rede Telejor, de Pesquisadores em Telejornalismo. Professora do Departamento de Métodos Aplicados e Práticas Laboratoriais, atua nos cursos de Jornalismo (disciplina de Laboratório de Telejornalismo) e de Rádio, TV e Internet (disciplina de Formatos Audiovisuais).
Jornalista graduado em Comunicação Social e também em Letras (Literatura e Língua Portuguesa), tem doutorado e mestrado pelo programa interdisciplinar em Ciência da Literatura da UFRJ. Atualmente é docente efetivo de educação básica na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF. Tem experiência em redações de jornais e emissoras de rádio e TV do Rio de Janeiro e como docente da educação básica e ensino superior, com ênfase em mídia-educação, atuando nos seguintes temas: Funções e Competências da cadeia produtiva do Jornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo e Radiojornalismo
Prof.ª Dr.ª Christina Ferraz Musse
Jornalista, mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Professora titular do Curso de Jornalismo da Facom/UFJF e do PPGCOM/UFJF, é líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Comunicação, Cidade e Memória. É presidente da Rede Alcar – Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia e vice-coordenadora do GT de Estudos do Jornalismo da Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação – Alaic, desde 2018. Participa da Rede de Pesquisa em Telejornalismo, Telejor, através da qual tem feito várias publicações. É autora dos livros: “Imprensa, cultura e imaginário urbano: exercício de memória sobre os anos 60/70 em Juiz de Fora” e “Memórias possíveis: personagens da televisão em Juiz de Fora” (com a colaboração de Cristiano José Rodrigues). É co-autora do livro “Memórias do cineclubismo: a trajetória do CEC – Centro de Estudos Cinematográficos de Juiz de Fora” (de autoria de Haydêe Sant’Ana Arantes). Tem longa experiência em telejornalismo e comunicação organizacional, em especial no âmbito das instituições federais de ensino superior.
Profª Drª Estela Saléh da Cunha
Possui doutorado em Serviço Social pela Escola de Serviço Social/UFRJ (2014), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora/FSS (2008) e graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Tem experiência na área de Serviço Social e Políticas Públicas, com ênfase em fundamentos, formação e exercício profissional em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: gerações, processo de envelhecimento, questão social, trabalho, educação e formação profissional com destaque para as discussões sobre a “dimensão investigativa” da profissão. Além disso, desenvolve estudos sobre “memória”, “experiência”, “história oral”, “história de vida” e narrativas. Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora-MG e coordenadora do Programa de Extensão, a ela vinculado, denominado “Pólo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o processo de envelhecimento”.
Profa. Dra. Gisele Batista da Silva
Doutora em Literatura Italiana pela UFRJ (2016), possui bacharelado e licenciatura em Letras Português/Italiano e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), Lato Sensu em Literaturas de Expressão Portuguesa (Universidade Candido Mendes, 2004), Master em Didattica e Promozione della Lingua e Cultura Italiane a Stranieri pela Università Ca’ Foscari di Venezia (2005) e mestrado em Literatura Brasileira pela UERJ (2008). Foi Professora Substituta de Língua Italiana na UFRJ de 2007 a 2008 e de 2016 a 2017, professora e coordenadora didática dos cursos de língua e cultura italiana da Associação Cultural Ítalo-Brasileira do Rio de Janeiro (ACIB-RJ) entre os anos de 2003 e 2011 e coordenadora/tutora de ensino do curso virtual de língua italiana oferecido pelo Exército Brasileiro. Organizou o livro “Diálogos Itálicos. Literatura italiana em perspectiva: das origens à contemporaneidade” (2013). Atualmente é Professora Adjunto no Setor de Letras Italianas da UFRJ.
Prof. Dr. Wendell Guiducci de Oliveira
Jornalista graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999). Mestre em Estudos Literários pela mesma instituição (2016). Doutor em Estudos Literários pela UFJF (2020). Pesquisador associado ao PPGCOM/UFJF, integrante do Grupo de Pesquisa “Narrativas midiáticas e dialogias”, cadastrado no CNPq. Professor substituto da Facom/UFJF (2017-2019). Editor do jornal Tribuna de Minas (Juiz de Fora, Minas Gerais, desde 2000) e cronista no mesmo periódico, atua também como jornalista freelancer. Autor dos livros “Curto & Osso” (2016, ficção), “Guia do Whisky” (2016, reportagem) e “Histórias do Nosso Polo” (2011, reportagem – sem ISBN), entre outras colaborações. Tem experiência ainda como quadrinista, ilustrador, redator publicitário, programador visual, letrista, cantor e compositor.
Doutorandos(as) do grupo – PPGCOM/UFJF
Ana Carolina Campos de Oliveira
Aurora Almeida de Miranda Leão
Elias Rodrigo de Arruda
Fernanda Sevaroli
Luciana Soares de Morais
Pedro Augusto Silva Miranda
Rafael Otávio Dias Rezende
Samara Miranda da Silva
Vanessa Coutinho Martins
Mestrandos(as) do grupo – PPGCOM/UFJF
Ester Rocha Valim
Isabela Heluey Martins
Nayara Zanetti Santos
Demais pesquisadores(as) do grupo
André Ferreira Lamounier – Mestre
Graciele Soares de Carvalho – Mestre
Leiliane Germano de Souza – Mestre
Graduandos(as) do grupo
Larissa Ferreira de Queiroz (Jornalismo/Facom/UFJF)