Projeto de extensão com pesquisa faz entrevistas ao vivo sobre saúde

O projeto “Narrativas de vida: crônicas sobre o cotidiano, saúde e prevenção” produz material informativo sobre saúde e disponibiliza no canal do YouTube crônicas audiovisuais e também entrevistas que foram feitas ao vivo com profissionais e pesquisadores da saúde, em ação extensionista, com informações relevantes sobre formas de prevenção e auto-cuidado na pandemia.

Entre os temas, o projeto já produziu entrevistas sobre doenças crônicas, fome emocional, auto-imagem, o perigo das dietas da moda, como cuidar do corpo na quarentena, saúde mental no confinamento da pandemia, a saúde das mulheres trans, a vacina contra o Covid-19, a vida da pessoa idosa, a saúde na mídia e, essa semana, o assunto foi diabetes.

Em abril desse ano, a Organização Mundial da Saúde lançou um Pacto Global contra a diabetes. O número de pessoas com diabetes no mundo tem aumentado muito: quadruplicou nas últimas quatro décadas. E a preocupação agora é como a pandemia vai impactar a prevenção e o tratamento da doença. Para tratar do assunto, o estudante de jornalismo Mateus Leri, bolsista do projeto, entrevistou  a doutora Danielle Guedes, professora do departamento de Clínica Médica da UFJF. O cuidado precisa ser integral, ver o indivíduo como um todo. Tratar e prevenir diabetes tem que começar na escola, não no hospital”, disse a professora. Para assistir a entrevista completa, basta clicar aqui.

O Narrativas de Vida é um projeto de Extensão em Interface com a Pesquisa, desenvolvido na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com apoio da Proex/UFJF. Coordenado pelas professoras Cláudia Thomé e Theresa Medeiros, com colaboração do professor Marco Aurelio Reis, o projeto faz ação extensionista com produção de conteúdos informativos sobre saúde e tem parceria com docentes da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Serviço Social da UFJF.