O terceiro dia das Jornadas Namídia teve como tema “Telenovela: o que vemos na quarentena”, em uma live com Valmir Moratelli, jornalista e doutorando em Comunicação na PUC-Rio, mediada por Pedro Miranda e Aurora Leão, doutorandos do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora e membros do grupo de pesquisa “Narrativas Midiáticas e Dialogias” (UFJF/CNPq).
O tema da sessão foi telenovelas brasileiras, que Valmir apontou como “o principal produto de entretenimento gratuito no país”. Quando questionado sobre a situação das novelas frente ao cenário atual de pandemia, o pesquisador apontou a paralisação das gravações como algo que deu à população a dimensão do que seria o problema causado pelo Covid-19 no Brasil, ressaltando o que afirmou sobre o caráter desse produto como o que temos de “representação para o brasileiro hoje”.
As telenovelas foram apontadas como uma forma de registro histórico sobre uma época e uma sociedade, muitas vezes em tempo real, como ressalta Moratelli ao citar as novelas “Cheias de Charme” e a discussão sobre a PEC das domésticas, em 2012, e “Mulheres Apaixonadas” (especificamente o caso da personagem Dóris, interpretada pela atriz Regiane Alves) e os maus tratos que a personagem cometia contra os avós, que deram força a discussão sobre o Estatuto do Idoso no Brasil, aprovado e sancionado em 2003. Para Valmir, o grande diferencial das telenovelas brasileiras é justamente a representação do homem comum, “os dilemas do povo representado nas novelas”.
As sessões do “Jornadas na Mídia” seguem até o dia 11 de julho, com temas como Crônicas no Telejornalismo, Narrativas do Carnaval na Pandemia e Carnaval: história e samba enredo como narrativa, em lives transmitidas pelo nosso canal no YouTube, às 18h, com exceção da mesa virtual de sábado (11) que começa às 16h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até trinta minutos antes do início de cada conteúdo. A íntegra de todas as sessões está disponível no nosso canal do YouTube para você ver e rever quando quiser.
Assista a íntegra da sessão #3: https://youtu.be/Z_onGF2jLCw