Segundo dia das Jornadas Namídia tem debate sobre Fake News e a convergência entre Mídia e Literatura

dia 2 - 5

No segundo dia do evento “Narrativas em tempos de Pandemia”, foi debatida a questão da convergência entre mídia, literatura e fake news, interligando esses temas com a história de Harry Potter.

A mesa foi coordenada por Laura Sanábio e Vanessa Martins, mestrandas em Comunicação do PPGCOM UFJF e integrantes do nosso grupo Narrativas Midiáticas e Dialogias. Contamos com a participação do convidado Victor Menezes, mestre em História Cultural pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas.  Atualmente, Victor desenvolve pesquisa de Doutoramento em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas.

dia 2 - 6

Victor Menezes iniciou a conversa explicando a diferença entre boato e fake news. Fazendo uma contextualização, o historiador contou que o termo “fake News” não é recente. Citando momentos históricos em séculos passados, Victor falou sobre exemplos na História e como essas notícias falsas nasceram com objetivos políticos.

Victor ainda falou sobre como esses pontos estão relacionados, citando as semelhanças entre Harry Potter e o jornalismo, através de uma análise de como a questão política que se passa dentro da história e de como as notícias se espalham facilmente, principalmente com a internet.

Durante a conversa, houve bastante interação com o público através das perguntas e comentários sobre a importância do tema Fake News dentro da ficção e como a literatura se faz presente na realidade.

dia 2 - 12

A íntegra da mesa “Mídia, literatura e fake news” está disponível no canal do grupo “Narrativas Midiáticas e Dialogias” no YouTube.