Fechar menu lateral

Namidia cria projeto de oficinas informativas contra fake news na pandemia

Reuniões de pesquisa em telas e projeto de extensão deferido pela Proex/UFJF

O grupo Namidia, durante o período de quarentena, suspendeu todas as atividades presenciais, seguindo a decisão de suspensão do calendário da UFJF e as recomendações de prevenção ao Covid-19. Apesar do afastamento físico, o grupo mantém ativas as atividades de pesquisa, com reuniões periódicas remotas de debate, orientação, análises no campo da Comunicação e consolidação de resultados em textos acadêmicos.  A pesquisa sobre novas funções e competências no jornalismo, em andamento no grupo, está agora com foco na análise do telejornalismo regional frente à pandemia. Além disso, em atendimento à chamada da UFJF para registro de ações de prevenção e enfrentamento à Covid-19, o Namidia criou o projeto “Oficinas informativas sobre a Covid-19: ação educacional de prevenção e contra fake news durante a pandemia”.

Oficinas informativas sobre a Covid 19 –  Uma equipe de integrantes do Namidia  está produzindo material para oficinas remotas informativas sobre a Covid-19 que serão disponibilizadas nas redes sociais e também enviadas diretamente a colégios de Juiz de Fora. A intenção é colaborar para uma visão crítica da mídia, mostrando o papel certificador do jornalismo, o risco de compartilhar informações sem checagem, divulgando informações apuradas e certificadas sobre a pandemia. Pretende-se que tais ações  possam colaborar não só com a formação de estudantes, mas também com redução na propagação do vírus  em suas famílias, partindo da certeza de que a informação correta pode salvar vidas. O projeto foi cadastrado e recebeu o aval da Proex/UFJF.

Novas  funções e competências do telejornalismo regional frente à pandemia – A partir da pesquisa em andamento no grupo, o Namidia fechou parceria com pesquisadores de outras instituições e está analisando, em pesquisa integrada, as transformações ocorridas nos telejornais da Região Sudeste, diante da pandemia do Covid-19, nos modos de produção das equipes nas ruas e em seus espaços privados. 

Pesquisas sobre estratégias narrativas – Além das pesquisas de Mestrado e Doutorado em andamento, o grupo tem atualmente duas frentes de atuação, em pesquisas orientadas pelos coordenadores do Namidia, ambas no campo do audiovisual, que contam com a participação de discentes do PPGCOM e de bolsistas de iniciação científica (BIC/UFJF): “Estratégias narrativas do audiovisual em contexto de convergência e de midiatização” e “Deslizamento da crônica nos meios e para outros formatos audiovisuais”. As reuniões estão sendo feitas remotamente em telas com discentes do PPGCOM e bolsistas de iniciação científica que compõem as equipes de pesquisa.

reunião 1

reunião 2

Divulgação e atividades nas redes – O grupo mantém ainda nesse período suas redes sociais ativas, com divulgação das pesquisas, de forma leve e acessível, trazendo ainda atividades interativas no Instagram e divulgando conteúdos sobre curiosidades, através do nosso quadro “Você sabia?”. Em articulação com a pesquisa sobre deslizamento da crônica, o Namidia conta ainda com o  projeto #JFem5minutos, que, nesse período de isolamento, está sendo ressignificado nas redes sociais, com postagens que relembram crônicas feitas sobre a nossa cidade de Juiz de Fora, suas paisagens e suas histórias.

Namidia Discute – Além de conhecer os integrantes do grupo através dos nossos perfis, nossos visitantes têm acesso aos conteúdos publicados no Namidia Discute, um projeto hospedado no Medium que busca trazer reflexões sobre temas que dialogam com as pesquisas do grupo, como telejornalismo, teledramaturgia, narrativas em quadrinhos e interfaces do jornalismo com outros campos.