LEO
1 – Sala de Preparo de Amostras:
A primeira sala é equipada para preparação de substratos (corte, litografia e limpeza). Esta sala também é usada para o preparo de materiais de carbono (nanofolhas de grafite, grafeno) através da técnica de esfoliação química do grafite.
Equipamentos:
Capela de Exaustão
Duas Ultracentrífuga (16000 rpm)
Ultrassom de ponta de alta potência
Agitadores magnéticos
Agitador Mecânico
Banhos de Ultrassom
Chapas aquecedoras
Sistema de água milli-Q
Estufa
UV-Cleaner
2 – Sala de Deposição:
A segunda sala é equipada com o sistema de produção de filmes finos e dispositivos, que é composto por um conjunto de 3 glove-boxes (caixa de luvas) interligadas. Todo o sistema é mantido em um rigoroso ambiente inerte pela circulação de N2 gasoso evitando o contato dos filmes e dispositivos com agentes degradantes (água e oxigênio). Assim, podemos trabalhar com os filmes dispositivos e filmes produzidos sem que ocorra a degradação devido à umidade e oxigênio presentes na atmosfera ambiente. No interior da primeira glove box, primeira caixa com duas luvas que pode ser vista na figura ao lado começando da esquerda para a direita, temos um sistema de deposição de filmes orgânicos pela técnica de cobertura por rotação, conhecida como spincoating. A segunda glove box com 4 luvas (caixa do meio com quatro luvas), é utilizada para realizar caracterizações em atmosfera inerte. Completando o sistema de gloves temos uma terceira caixa de luvas acoplada a uma câmara de alto vácuo para a deposição de filmes finos por duas técnicas (termoresistiva e RF-magnetron Sputtering). Ao final do processo de produção do dispositivo, os dispositivos podem ser encapsulados e retirados do sistema para a realização de outras caracterizações.
Sistema de Deposição – Destaque para as técnicas disponíveis:
3 – Sala de Caracterização:
A terceira sala é dedicada à caracterização óptica, elétrica e físico-química dos filmes e dispositivos produzidos.
Equipamentos:
Fonte Tensão Corrente Esfera Integradora Medidor de Potência Potenciostato Galvanostato Simulador Solar Efeito Hall
LSCN
4 – Sala de Síntese de Nanomateriais
O Laboratório de Síntese de Nanomateriais de Carbono (LSNC) conta com uma sala de 45 m2, e equipamentos para a produção de grafeno, nanotubos de carbono, dicalcogenetos de metais de transição e outros nanomateriais de através da técnica de deposição química a vapor (CVD – Chemical Vapor Deposition).
Equipamentos:
Capelas de Exaustão Fornos Turbulares Sistema de bombas para vácuo Controladores de Fluxo de gás Agitadores magnéticos balança analítica Banho de Ultrassom Chapas aquecedoras Estufa a vácuo Espectrômetro - em processo de montagem.