DANIELA NAYARA RIBEIRO TOMAZ
Possui um percurso sólido na área da educação, comprometida com uma prática pedagógica inovadora e acessível; busca constantemente desenvolver metodologias que valorizem a diversidade e favoreçam a inclusão real no contexto educacional. Na área da educação inclusiva, cria estratégias pedagógicas que respeitam as particularidades de cada estudante, contribuindo para a construção de ambientes de aprendizagem acolhedores, equitativos e participativos. Como intérprete de Libras, exerce um papel fundamental na mediação comunicacional entre surdos e ouvintes, atuando com sensibilidade cultural e compromisso com a acessibilidade. Ao longo de sua trajetória profissional, tem investido em constante formação e qualificação na área da Educação e da Libras. Também contribuiu para a produção acadêmica na área da inclusão, sendo coautora do artigo “Oficina de Libras como L2 para alunos ouvintes: uma iniciativa do Núcleo de Apoio à Inclusão da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Avançado de Governador Valadares”, publicado pela Editora Verde na Revista Brasileira de Filosofia e História, em 12 de fevereiro de 2025. Com sólida formação e experiência voltada à acessibilidade, inclusão e ensino da Libras, Daniela vem se destacando por sua dedicação à promoção da educação bilíngue e ao fortalecimento da comunicação entre surdos e ouvintes em diversos contextos sociais e educacionais.
JUSSARA ANDRADE B. MEDEIROS
Possui uma trajetória sólida na área da educação, com atuação destacada como professora de História, educadora inclusiva e intérprete de Libras. Comprometida com uma prática pedagógica dinâmica e acessível, desenvolve metodologias que promovem a valorização da diversidade e a inclusão efetiva no ambiente escolar. Na educação inclusiva, elabora estratégias que respeitam as individualidades, promovendo ambientes de aprendizagem acolhedores e participativos. Como intérprete de Libras, atua na mediação comunicacional entre surdos e ouvintes, com sensibilidade cultural e foco na acessibilidade. É coautora do artigo “Oficinas de Libras como L2 para alunos ouvintes: uma iniciativa do Núcleo de Apoio à Inclusão da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Avançado de Governador Valadares”, publicado pela Editora Verde na Revista Brasileira de Filosofia e História em fevereiro de 2025.