Fechar menu lateral

Inscrições abertas para Vestibular de Música 2026

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu inscrições para o Vestibular de Música 2026. A Instituição oferece cursos presenciais nas modalidades de Licenciatura e Bacharelado, com entrada no primeiro semestre letivo. A forma de ingresso acontece por meio do Processo de Ingresso Seletivo Misto (Pism) ou pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ambos com 50% das vagas reservadas ao sistema de cotas para egressos de escolas públicas.

Em ambas as modalidades, os candidatos devem obrigatoriamente realizar também o Teste de Habilidade Específica, que avalia conhecimentos e competências práticas e teóricas em Música. As inscrições devem ser feitas até às 18h do dia 5 de setembro. A taxa é de R$ 90, mas candidatos que se enquadrem nos critérios de vulnerabilidade socioeconômica podem solicitar isenção até nesta sexta, 8 de agosto.

No ato de inscrição, o candidato deve escolher entre os dois cursos: Licenciatura e Bacharelado. No caso do Vestibular, quem optar pelo Bacharelado pode indicar a Licenciatura como segunda opção.

A licenciatura em Música tem como principal objetivo a formação de educadores musicais, ou seja, professores para atuação na Educação Básica, com habilitação em Educação Musical Escolar, possibilitando, além da formação prática musical, uma formação pedagógica de Música.

Já o curso de Bacharelado prepara músicos para atuações práticas, como em orquestras, bandas ou corais. A qualificação também se volta para conhecimentos teóricos, interpretativos e artístico-culturais, com habilitação em Canto, Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino, Violoncelo e Composição.

Etapas
O processo seletivo específico é dividido em duas etapas. A primeira é a prova prática, de caráter eliminatório, em que os participantes devem gravar um vídeo com sua prática musical, de acordo com a habilitação escolhida. A gravação deve ser enviada por meio da “Área do Candidato”, via on-line, entre os dias 16 e 18 de setembro.

A segunda etapa é a prova teórica, de caráter classificatório e eliminatório, aplicada presencialmente no dia 28 de setembro. Na avaliação, são cobrados conhecimentos de teoria e percepção musical, como leitura rítmica, intervalos, ditado melódico, escalas e acordes.

A nota final é composta pela soma da pontuação obtida no Teste de Habilidade Específica e no Enem 2025 ou Pism. A publicação do resultado final do processo seletivo está prevista para o dia 2 de março de 2026.

Outras informações
Edital do Pism e Vestibular de Música
Edital do Vestibular de Música