Programa Mosaico celebra 50 anos da UFJF com programa especial

Em comemoração aos 50 anos da UFJF, nesta segunda-feira, 16, o programa Mosaico mostra a história da Universidade Federal de Juiz de Fora. O programa conta com diversas entrevistas de reitores, professores e servidores que contribuíram com a formação da instituição.

O Mosaico apresenta as raízes da Universidade, retomando o surgimento de faculdades nos colégios Granbery e Academia de Comércio no início do século passado. O primeiro reitor da UFJF, Prof. Moacyr Borges de Mattos, revela detalhes do processo de federalização das cinco faculdades existentes em Juiz de Fora na década de 60 e conta como se deu a escolha do local para a Cidade Universitária.

O programa leva ao ar uma entrevista com o arquiteto Arthur Arcuri, responsável pelo projeto do campus. Arcuri narra como foi difícil o processo de convencer estudantes e professores a deixarem de ter aulas no centro da cidade e aceitarem a ideia de um campus distante da região central. O diretor da Faculdade de Economia, Prof. Lourival Batista de Oliveira Jr., aponta o impacto da UFJF sobre a cidade alta e a economia da cidade como um todo.

Entre detalhes e curiosidades, o Mosaico especial sobre os 50 anos da UFJF revela também os bastidores da história da Universidade e deixa os protagonistas dessa história darem seus relatos.

O programa utiliza-se de depoimentos colhidos pelo Projeto Memória, que possui um acervo de mais de 100 dvds com entrevistas e arquivos de imagem sobre a história da UFJF.

O Mosaico é produzido por alunos da Faculade de Comunicação da UFJF e vai ao ar toda segunda-feira, às 21h30, pela TVE-JF, canal 12. O programa é reprisado aos sábados, às 18h30.

Mais informações pelo telefone 2102-3680.