O Mosaico especial de aniversário de Juiz de Fora caminha pela história e mostra os aspectos mais marcantes da cidade desde o surgimento do povoado de Santo Antônio, em 1850.
Elione Rodrigues retrata a região na época em que existiam grandes fazendas de café e a escravidão era fundamental para a economia. Além dos escravos, os imigrantes também desempenharam papel fundamental no desenvolvimento da cidade. Roberto Dilly fala de onde vieram e quais eram as principais características dessas pessoas.
Entre outras coisas, Mônica Ribeiro conta como era a sociedade juizforana do século XIX e explica quais motivos levaram ao fim do Império de D. Pedro II no Brasil. O historiador Flávio Galone fala a Proclamação da República e da participação de Juiz de Fora nesse processo de ruptura com o Império.
O Mosaico também retrata uma das fases mais marcantes da história da cidade: o período industrial. O professor de história Mateus Fernandes destaca algumas das fábricas mais importantes da cidade e fala dos grandes empreendedores da região.
Além disso, o programa fala da importância da UFJF para Juiz de Fora, dos fatos militares que marcaram a cidade e do histórico juizforano no futebol e no carnaval.