Pism

Programa de Ingresso Seletivo (Pism)

Exclusivo da UFJF, o Programa de Ingresso Seletivo (Pism) oferta 50% das vagas da graduação por esta modalidade. Pelo programa, o candidato faz uma prova preparada pela Universidade no fim de cada ano do ensino médio. Com isso, vai acumulando pontos e experiência, sendo avaliado pelo conteúdo de cada módulo. No primeiro e no segundo anos, a prova vale 120 pontos, com peso 2 e 3 respectivamente, ou seja, somando 240 e 360 pontos possíveis. No terceiro, o exame tem 140 pontos e peso 5, chegando a 700. Com a soma das notas de cada ano, o candidato pode concorrer a uma vaga na UFJF. O aluno do ensino médio precisa fazer a prova nos três anos seguidos, sem interrupção. Caso perca um dos anos, a prova não será reaplicada. A cada módulo, é preciso se inscrever no Pism.

Uma das vantagens em pleitear vaga na Universidade por meio das provas do Pism é o conteúdo separado em módulos. A divisão faz com que a carga de estudos do candidato fique mais leve. O seriado também aparece como uma forma a mais de ingressar na UFJF, já que o estudante pode pode concorrer à vaga pelo Pism e, ao mesmo tempo, tentar o ingresso também pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), inclusive com opções diferentes de curso.

As provas de todos os três módulos são realizadas nas cidades de Juiz de Fora (MG), Governador Valadares (MG), Muriaé (MG) Petrópolis (RJ) e Volta Redonda (RJ). Portanto, outra vantagem em realizar as provas do Pism para entrar na Universidade é enfrentar uma concorrência menor em relação ao número de candidatos. Diferentemente do Sisu, em que o candidato compete com pessoas de todo o país.

  • Campus GV

    E-mail: secretaria.gv@ufjf.edu.br
    Telefone: (33) 9957-5542