Ingresso
Formas de ingresso
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece em torno de 5.900 vagas anuais para 90 opções de graduação em seus dois campi, Juiz de Fora e Governador Valadares (além dos polos da Educação a Distância), ofertados nas modalidades bacharelado e licenciatura, em período integral ou noturno, em todas as grandes áreas de conhecimento. Confira as principais formas de ingressar na UFJF:
Programa de Ingresso Seletivo (Pism)
Exclusivo da UFJF, o Programa de Ingresso Seletivo (Pism) oferta 50% das vagas da graduação por esta modalidade. Pelo programa, o candidato faz uma prova preparada pela Universidade no fim de cada ano do ensino médio. Com isso, vai acumulando pontos e experiência, sendo avaliado pelo conteúdo de cada módulo. No primeiro e no segundo anos, a prova vale 120 pontos, com peso 2 e 3 respectivamente, ou seja, somando 240 e 360 pontos possíveis. No terceiro, o exame tem 140 pontos e peso 5, chegando a 700. Com a soma das notas de cada ano, o candidato pode concorrer a uma vaga na UFJF. O aluno do ensino médio precisa fazer a prova nos três anos seguidos, sem interrupção. Caso perca um dos anos, a prova não será reaplicada. A cada módulo, é preciso se inscrever no Pism.
Uma das vantagens em pleitear vaga na Universidade por meio das provas do Pism é o conteúdo separado em módulos. A divisão faz com que a carga de estudos do candidato fique mais leve. O seriado também aparece como uma forma a mais de ingressar na UFJF, já que o estudante pode pode concorrer à vaga pelo Pism e, ao mesmo tempo, tentar o ingresso também pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), inclusive com opções diferentes de curso.
As provas de todos os três módulos são realizadas nas cidades de Juiz de Fora (MG), Governador Valadares (MG), Muriaé (MG), Petrópolis (RJ) e Volta Redonda (RJ). Portanto, outra vantagem em realizar as provas do Pism para entrar na Universidade é enfrentar uma concorrência menor em relação ao número de candidatos. Diferentemente do Sisu, em que o candidato compete com pessoas de todo o país.
Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
A UFJF destina 50% de suas vagas para seleção por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) . O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição – que está restrita àqueles que não tenham tirado nota zero na redação. A inscrição é feita exclusivamente pela internet na página do Sisu. O candidato pode escolher dois cursos (como primeira e segunda opção) e definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às destinadas aos grupos de acesso (cotas). Durante o período de inscrição, é permitido alterar as opções a qualquer momento.
Ao fim da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Após a chamada única regular do processo seletivo, se o candidato não for aprovado, poderá participar da lista de espera.
Vestibular – Música
São oferecidos sete bacharelados em Música e uma licenciatura, com 35 vagas disponíveis. Os candidatos que desejam cursar o Bacharelado precisam escolher, no ato da inscrição, a habilitação pretendida: Canto, Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino, Violoncelo ou Composição, e realizar a prova prática de acordo com a escolha. Já os interessados na Licenciatura cursam Educação Musical Escolar por um ano e, apenas após esse período, escolhem a habilitação.
A primeira parte do Vestibular é a realização da prova de habilidade específica, na qual são realizadas duas avaliações de caráter eliminatório. A primeira é uma prova teórica sobre teoria e percepção musical; e a segunda é a prova prática, que verifica se o candidato está apto para a música por meio de canto ou de um instrumento musical de livre escolha. Todas as orientações podem ser conferidas no edital.
Já a segunda parte do processo seletivo é a nota obtida na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será utilizada para fins de aprovação e classificação dos candidatos.
Graduação a distância
A UFJF também oferece cursos a distância, por meio de editais de seleção específicos. Confira detalhes aqui: Centro de Educação a Distância (Cead)
