Projetos


A UFJF oferece uma série de iniciativas acadêmicas que reforçam o aprendizado nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão e ainda podem render um apoio financeiro para que o estudante possa se manter na Universidade, concluindo o ensino superior em uma instituição pública, gratuita e de qualidade. O valor das bolsas é correspondente ao número de horas semanais cumpridas de atividades. A seleção é feita por editais, sob a supervisão de professores ou técnico-administrativos em educação. Os projetos também, geralmente, contam com oportunidades para bolsistas voluntários. Fique atento ao lançamento dos editais no seu curso!

Bolsas de Treinamento Profissional (TP)

O Programa de Treinamento Profissional tem como objetivo permitir o aperfeiçoamento profissional dos alunos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora, em áreas de específico interesse e compatíveis com a habilitação cursada. Este aperfeiçoamento se dá com a participação do aluno em projetos acadêmicos de ensino, no âmbito da UFJF, em regime de 12 horas semanais de atividades. A orientação deste treinamento profissional é feita por um professor ou profissional da área.

Bolsas de Monitoria

O Programa de Monitoria da Graduação objetiva despertar no aluno a vocação pela carreira docente e assegurar a cooperação entre corpos discente e docente, através de atividades de ensino em projetos de disciplinas aprovados pelos Departamentos. A participação no programa requer dedicação de 6h ou de 12h semanais, conforme estabelecido pelas Unidades Acadêmicas nos editais de seleção de  bolsistas.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. O PIBID busca proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior. O aluno regularmente matriculado em curso de licenciatura que integra o PIBID deve se dedicar a carga horária mínima de 10 horas.

Bolsas de Iniciação Científica (IC)

A atuação do estudante é voltada para o auxílio de professores nas pesquisas científicas e tecnológicas e, ainda, em programas de cooperação técnico-científica, desenvolvidos com outras instituições. Essa modalidade de bolsas é vinculada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp). Saiba mais detalhes sobre as bolsas de IC.

Entre as bolsas de Iniciação Científica há seis modalidades. Algumas delas mantidas pela UFJF, com orçamento próprio, outras em programas de agências de fomento:

  • Programa de Bolsas de Iniciação Científica (BIC-UFJF);
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFJF);
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF/CNPq/UFJF);
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq/UFJF);
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic/Fapemig/UFJF);
  • Voluntário em Iniciação Científica (VIC).

Bolsas de extensão

Vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), as bolsas de extensão para alunos de graduação foram criadas para auxiliar professores e técnico-administrativos da UFJF a desenvolverem as atividades de extensão da Universidade. O valor da bolsa mensal integral da UFJF é de R$ 450, exigindo 12 horas mensais de dedicação.

Algumas ações de extensão que conseguem financiamento externo também podem ofertar bolsas a alunos de graduação e de pós-graduação. Além das bolsas, também há vagas para voluntários em ações de extensão a discentes cursando graduação, pós-graduação ou ensino médio. Os alunos, sejam bolsistas ou voluntários, precisam ser aprovados em processo seletivo, elaborado pelos coordenadores das ações de extensão.

Como faço para participar das ações de extensão?
O primeiro passo é o aluno estar atento aos editais de seleção de discentes, que são abertos pelos coordenadores das ações de extensão nas próprias unidades acadêmicas e administrativas.

Projeto de Universalização da Oferta das Línguas Estrangeiras

O Projeto de Universalização da Oferta das Línguas Estrangeiras – P.U., vinculado à Pró-Reitoria de Graduação em parceria com a Faculdade de Letras, tem por objetivo a promoção do acesso ao ensino de idiomas para graduandos, pós-graduandos e servidores ativos da Universidade Federal de Juiz de Fora. As aulas do P.U. são ministradas por bolsistas, com regime de participação de 16h semanais, constituindo-se em oportunidade de iniciação e desenvolvimento na experiência docente.

O que é o estágio?

O estágio é uma atividade de caráter educativo e complementar ao ensino, com a finalidade de integrar o estudante em um ambiente profissional, proporcionando vivência e experiências em sua área preferida. Na UFJF, o estágio obrigatório varia entre os cursos de graduação.

Para que o estágio seja validado, o aluno deve ingressar em uma empresa conveniada à Universidade. Se confirmada a existência do convênio, a Coordenação de Estágios da Prograd deve orientar o aluno sobre a documentação necessária e os prazos a serem seguidos.

Programa de Educação Tutorial – PET

O PET – Programa de Educação Tutorial –  é um programa financiado pelo Governo Federal e gerenciado pela Pró-Reitoria de Graduação. Assim como o GET, é direcionado a alunos de graduação, que são selecionados pelas Unidades Acadêmicas e orientados por um professor “tutor” para atuarem em atividades que não estão na grade curricular normal. Dependendo do grupo PET, esta formação extra pode estar voltada para a integração ao mercado profissional ou para o aprofundamento de estudos teóricos. As seleções buscam estudantes com potencial, interesse e habilidades destacadas em cada curso. A participação no programa requer dedicação de 20h semanais.

Grupo de Educação Tutorial – GET

O GET – Grupo de Educação Tutorial – é um programa acadêmico financiado e gerenciado pela UFJF e é direcionado a alunos de graduação, que são selecionados pelas Unidades Acadêmicas em que estão matriculados. Os integrantes do GET, organizados em grupos, recebem uma orientação tutorial que objetiva envolver-lhes num processo de formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos. A participação no programa requer dedicação de 12h semanais.

Qual a diferença de PET e GET?

O GET é gerenciado diretamente pela UFJF, inclusive o pagamento de bolsas, enquanto o PET é nacional, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). No mais, o funcionamento é o mesmo, com um tutor, atividades extras e alunos que apresentam grande potencial de desenvolvimento. Na prática, significa a extensão de oportunidades deste tipo de experiência para alunos de mais cursos.

Como faço para me inscrever nesses projetos?

O primeiro passo é estar atento aos editais que são abertos pelos professores nas próprias unidades acadêmicas. A proposta pode ser TP, monitoria, IC e/ou extensão, a depender dos interesses do docente.

 

  • Contatos

    (32) 2102-3911 | faleconosco@ufjf.br

    (33) 3301-1000/1002 | caad.gv@ufjf.br