As licenciaturas de Pedagogia e Filosofia destacaram-se em critérios como organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Mais dois cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conquistaram nota máxima (conceito 5) no processo de renovação de reconhecimento de curso realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As licenciaturas de Pedagogia e Filosofia destacaram-se em critérios como organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

A renovação de reconhecimento é uma exigência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), garantindo a continuidade da oferta dos cursos e promovendo a qualidade do ensino superior no país. Segundo o relatório do Inep, os cursos da UFJF apresentaram pontos fortes como integração entre ensino, pesquisa e extensão, estrutura curricular sólida, internacionalização e oportunidades de desenvolvimento prático para os alunos.

Para o coordenador do curso de Filosofia (Licenciatura), Luciano Donizetti, a obtenção da nota máxima reflete a tradição de excelência da UFJF (Foto: Arquivo Pessoal)

Para o coordenador do curso de Filosofia (Licenciatura), Luciano Donizetti, a obtenção da nota máxima reflete a tradição de excelência da UFJF. “Esse conceito 5 é fruto do trabalho árduo de professores, estudantes, técnicos administrativos e demais pessoas que cuidam do nosso campus. Uma conquista que começou quando a Licenciatura foi separada do Bacharelado, e representa o esforço de todos e todas que contribuíram nesse processo; é também uma conquista de nosso querido Instituto de Ciências Humanas, com sua estrutura completa e aconchegante.”

A vice-coordenadora do curso de Pedagogia, Rita Pimenta, enfatiza que a nota máxima evidencia a virtude e excelência do curso (Foto: arquivo pessoal)

Já a vice-coordenadora do curso de Pedagogia, Rita Pimenta, enfatiza que a nota máxima evidencia a virtude e excelência do curso. “Revela atitudes que orientam todas e todos nós da Faced: diligência, rigor científico, plena compreensão do nosso compromisso com a democracia, com a universidade pública e com a justiça social. Mostra também nossa paixão pelo conhecimento e pelo ser humano, além da profunda consciência sobre a função transformadora e emancipadora da educação”, destaca.

A professora ainda comenta que o resultado expressa a práxis da UFJF, da direção da Faced, das coordenações, dos corpos docente e discente, do D.A., dos TAEs, das trabalhadoras e trabalhadores terceirizados, todas e todos que pensam e atuam para dar sentido aos seus ofícios e à vida humana, considerando a luta por uma educação revolucionária e libertadora.

Para a pró-reitora adjunta de Sistemas de Dados e Avaliações, Michèle Farage, as avaliações são uma forma essencial de demonstrar à comunidade acadêmica e à sociedade em geral a excelência da educação promovida pela UFJF (Foto: Arquivo Pessoal)

Destaques
A conquista dos cursos de Pedagogia e Filosofia soma-se a outros resultados expressivos obtidos pela UFJF em 2024. No total, nove cursos de graduação receberam nota máxima. No campus de Juiz de Fora, foram destacados: Letras (bacharelado e licenciatura), Letras Libras, História (licenciatura), Ciências da Computação (integral), Educação Física a distância, Filosofia (licenciatura) e Pedagogia (licenciatura).

Já no campus avançado de Governador Valadares, o curso de Odontologia também atingiu a nota máxima. Ao todo, 16 cursos foram avaliados neste ciclo.

Além dos conceitos máximos, seis cursos da instituição obtiveram nota 4, consolidando a qualidade acadêmica da UFJF. São eles: Química (bacharelado e licenciatura), Física (bacharelado), Matemática (bacharelado), Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas e Música (bacharelado). 

As avaliações ocorreram entre setembro e dezembro.

A pró-reitora adjunta de Sistemas de Dados e Avaliações, Michèle Farage, comenta o balanço positivo das avaliações, reforçando o compromisso da Universidade com a qualidade acadêmica. “Para a administração central da UFJF e, certamente, para o nosso corpo técnico e docente, esses conceitos tão positivos não são uma surpresa. As avaliações, além de fornecerem subsídios para um diagnóstico detalhado das condições de cada curso, que sempre podem ser aprimoradas, são uma forma essencial de demonstrar à comunidade acadêmica e à sociedade em geral a excelência da educação promovida pela UFJF.”