Fechar menu lateral

Histórias de Cinemas de Rua de Minas Gerais

arte da capa: Janis Blá

Histórias de cinemas de rua de Minas Gerais

Alessandra Brum e Ryan Brandão (Organizadores)

Os textos reunidos nessa coletânea são resultado de uma curadoria realizada por Alessandra Brum e Ryan Brandão para o I Encontro de Pesquisadores em Histórias de Cinema de Minas Gerais, que agregou acadêmicos que tinham como objeto de investigação as salas de cinema de rua do estado de Minas Gerais. O evento, realizado no dia 17 de maio de 2019, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), marcou o fim da segunda etapa do projeto Minas é Cinema, financiado pela Fapemig e desenvolvido pelo grupo de pesquisa CPCine – História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual.

A partir da década de 1980, despontou um movimento dentro dos chamados Estudos Cinematográficos que, ao invés de destacar o texto fílmico, põe em perspectiva os espaços de exibição cinematográfica e as experiências pessoais e coletivas das suas audiências, nos mais diversos contextos sociais, econômicos e culturais. O fato é que, tendo conquistado uma maturidade metodológica – mesmo que as discussões sobre as metodologias empregadas pelos seus teóricos sejam contínuas – esse eixo de investigação desenvolveu uma identidade própria. No Brasil, ele vem sendo denominado pelo pesquisador João Luiz Vieira, que escreveu o prefácio desse livro, como histórias de cinemas. Ou seja, configura-se como uma estratégia na qual o circuito fílmico não exclui (e nem poderia excluir) os filmes, mas vai além para incorporar as suas complexas e variadas condições de recepção.

Nesse sentido, o livro dialoga com essa nova abordagem dos Estudos Cinematográficos. Esperamos que ele possa instigar novas pesquisas, fazendo, assim, com que o campo se expanda em nosso estado. Afinal, para além dos estudos desenvolvidos nessa coletânea sobre as cidades de Araxá, Juiz de Fora, Patos de Minas, Varginha e Visconde do Rio Branco, ainda existem inúmeras outras histórias de cinemas para serem contadas em Minas Gerais.

O ebook pode ser baixado diretamente do site da Editora da UFJF