Fechar menu lateral

Livro: Cinema em Juiz de Fora

Cinema em Juiz de Fora  foi lançado na  II Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, que ocorreu no dia 16 de agosto, no Instituto de Artes e Design. O livro foi organizado por Alessandra Brum, Luís Alberto Rocha Melo e Sérgio Puccini, todos professores do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (IAD-UFJF). Editado pela Editora da UFJF, Cinema em Juiz de Fora é resultado de projeto Minas é Cinema, vinculado ao grupo de pesquisa CPCINE: História, estética e narrativas em cinema e audiovisual, que possui financiamento das agências CNPq, FAPEMIG, além da Pró-reitora de Pesquisa da UFJF, através de edital de apoio a Grupo de Pesquisas.

Capa do livro "Cinema em Juiz de Fora".

Imagem: Capa do livro “Cinema em Juiz de Fora”.

Cinema em Juiz de Fora reúne artigos de pesquisadores como Carlos Roberto de Souza, Christina Ferraz Musse, Rosane Carmanini Ferraz, Adriano Medeiros da Rocha e Haydêe Sant’Ana Arantes. Os artigos retratam aspectos da produção e reflexão sobre cinema na cidade dentro de um amplo recorte temporal, que vai de 1896 até o início dos anos 2000. São contemplados nomes como os do cineasta José Sette, João Carriço e sua Carriço Film, Marcos Pimentel, do escritor juiz-forano Pedro Nava, além de publicações como A Tôrre de Marfim e o movimento cineclubista do Centro de Estudos Cinematográficos de Juiz de Fora.

Tendo seu prefácio escrito pela pesquisadora Sheila Schvarzman, Cinema em Juiz de Fora busca expandir o campo das pesquisas cinematográficas para além dos eixos hegemônicos, centrados nas capitais Rio/São Paulo, abarcando e valorizando experiências regionais que enriquecem, em muito, a história do cinema brasileiro.

Confira a resenha publicada na revista Imagofagia.

Para adquirir o livro ver na editora da UFJF.