Fechar menu lateral

Projeto

Dada a amplitude do Estado de Minas Gerais e sobretudo o universo abrangente da pesquisa, definimos como primeira etapa desse projeto o levantamento de publicações periódicas voltadas ao cinema na região mineira da Zona da Mata, compreendendo o recorte temporal dos primórdios (1897) à década de 1960.

A escolha da pesquisa em torno das publicações periódicas leva em consideração três critérios principais: o ineditismo da iniciativa; a viabilidade da execução; e a organização/disponibilização de fontes primárias que servirão de base para pesquisas futuras.

Em relação ao ineditismo, ressaltamos que a maior parte das pesquisas relativas às publicações cinematográficas têm se concentrado preferencialmente no eixo Rio-São Paulo, deixando de contemplar as demais regiões do país. Ao mesmo tempo, ao concentramos as pesquisas no campo das publicações, torna-se possível estabelecer um recorte temporal mais amplo sem deixar de considerar a viabilidade de execução da primeira etapa do projeto dentro do prazo de 24 meses.

A pesquisa partiu do critério da divisão geográfica da região em dois centros sub-regionais e dois centros de zona assim determinados: centros sub-regionais A, composto pelas cidades de Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova e Ubá; centros sub-regionais B, composto pelas cidades de Cataguases e Viçosa; centros de zona A, composto pelas cidades de Além Paraíba e Carangola; centros de zona B, composto pelas cidades de Bicas, Leopoldina, Rio Pomba, Santos Dumont, São João Nepomuceno e Visconde do Rio Branco. Foram escolhidas uma cidade representante de cada uma das regiões listadas.

Assista ao vídeo institucional para conhecer melhor o projeto:

Abaixo a relação das cidades pesquisadas nas etapas do projeto:
  • 1ª etapa do projeto:
Juiz de ForaMuriaéCataguases
CarangolaLeopoldina
  • 2ª etapa do projeto:
Juiz de ForaUbáAraxá
CataguasesAlém ParaíbaVisconde do Rio Branco
  • 3ª etapa do projeto:
Juiz de ForaPatos de Minas
Barbacena