Fechar menu lateral

I Encontro de Pesquisadores em Histórias de Cinema de MG

Encontro de Pesquisadores em Histórias de Cinema de Minas Gerais

Marcando o fim da segunda parte do projeto Minas é Cinema, financiado pela Fapemig, o Instituto de Artes e Design promoveu o Encontro de Pesquisadores em Histórias de Cinema. O evento organizado pelo grupo de pesquisa CPCine – História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual, contou com o apoio da Fapemig e do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens, aconteceu no dia 17 de maio de 2019 no Anfiteatro Geraldo Pereira (IAD/UFJF).

O Encontro de Pesquisadores em Histórias de Cinema fez ainda uma homenagem ao Sr. Waltencir Parizzi pelos anos de dedicação e contribuição à atividade cinematográfica em Juiz de Fora. Waltencir Parizzi foi ex-funcionário da Companhia Central de Diversões, empresa que chegou a administrar 15 cinemas na cidade, onde exerceu quase todas as funções no Cine-Theatro.

Panfleto de divulgação com a programação do evento.

Imagem 1: Panfleto de divulgação com a programação do evento. 13h30 – Credenciamento. 14h – Abertura: Apresentação do projeto “Minas é Cinema” por Profa Alessandra Brum, Prof. Luís Alberto Rocha Melo e Prof. Sérgio Puccini. Pesquisador Convidado: “New Cinema History: repensando a história do cinema como a história da experiência cinematográfica” por Ryan Brandão Barbosa Reinh de Assis. 15h30 – Mesa 1, Mediação: Fernanda Teixeira. “Entre ràstros e memórias dos cinemas de rua em Araxá” por Amanda Carvalho Gomes. “Inventário das salas de cinema de Patos de Minas” por Natália Teles Silva e Fróes. “Os cinemas de Varginha (MG) e suas implicações na vida urbana” por Otávio Henrique Reis Lima. 16h45 – Intervalo.

Panfleto de divulgação com a programação do evento.

Imagem 2: Panfleto de divulgação com a programação do evento. 17h – Mesa 2: Mediação: Monique Alves. “Imaginário e memória do Cine-Theatro Paratodos” por Valéria Fabri Carneiro Marques. “O cinema no interior: um estudo sobre a história do Cine-Brasil de Visconde do Rio Branco – MG (1915-1993)” por Aline da Fonseca Campos. “Cine São Luiz: reflexões críticas sobre a trajetória dos cinemas de rua e a ocupação do espaço público de Juiz de Fora” por Christina Ferraz Musse, Gilberto Faúla, Rosali Henriques. 18h15 – Mesa 3 Mediação: Jéssica Barra. Conversa com bolsistas e ex-bolsistas do projeto “Minas é Cinema”: Fernanda Teixeira, Diogo D’Melo, Mateus Guimarães Borges, Monique Alves e Ruan Esteves de Carvalho. 18h40 – Homenagem à Waltencir Parizzi. 19h00 – Encerramento.