Fechar menu lateral

Projeto sobre uso de smartphone por idosos vence o Prêmio WebMedia LF

por: Antonio Celestino

Entrega do Prêmio WebMedia LF – (Foto: Fernanda Façanha)

O Prêmio Luiz Fernando Soares do WebMedia 2024 foi vencido pelo trabalho “Práticas com smartphones para idosos – Um projeto de extensão do ICMC/USP”. O projeto é vinculado à Universidade de São Paulo e foi apresentado em artigo de autoria de Kamila Rodrigues, Suzane dos Santos, Daniele Gallego, Ketlen Martins, Katherin Malpartida, Aline Verhalen e João Pedro de Deus. A solenidade de premiação foi realizada na tarde do dia 18 de outubro, no Auditório do Instituto de Ciências Exatas da UFJF.

Kamila e Suzane com o certificado de 1º lugar – (Foto: Fernanda Façanha)

O Prêmio LF é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação e entregue durante a realização do Simpósio WebMedia. A finalidade é premiar professores e estudantes de tecnologia da informação e comunicação envolvidos em projetos que tenham impacto social e contribuam para a melhoria da sociedade. Este ano, a novidade foi o foco em projetos de extensão, com ligação com a inclusão e a diversidade.

A professora Kamila Rodrigues, coordenadora do projeto vencedor, destacou a importância da premiação. “Receber esse prêmio é um reconhecimento do esforço de levar a ciência que a gente faz dentro da universidade para fora, para a sociedade. É um reconhecimento de gerações fazendo projetos de extensão que mudam as vidas de outras pessoas e que deveriam ser mais valorizados”.

Sobre o projeto, Kamila completou: “É um trabalho de quase dez anos, com várias gestões. Eu sou a terceira coordenadora. Hoje o que a gente consolidou como metodologia de ensino para o público idoso é um esforço de muitas áreas e universidades”.

Menção honrosa do projeto GECET – (Foto: Fernanda Façanha)

Os quatro trabalhos finalistas foram apresentados na sessão WebMedia for Everyone. Além do prêmio para o vencedor, a Comissão de Avaliação do Prêmio, que foi coordenada por Carlos de Salles Soares Neto, da Universidade Federal do Maranhão, e Álan Guedes, da University of Reading, concedeu menção honrosa aos outros três finalistas.

O projeto “GECET: Garotas nas Engenharias, Ciências Exatas e Tecnologias” foi um dos agraciados com menção honrosa. O trabalho é vinculado à Universidade Estadual Paulista, à Universidade Estadual de Campinas, à Capes, à Sociedade Brasileira de Computação e à Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional. A apresentação foi feita por Giovana Benvenuto, Analice Brandi, Marilaine Colnago, Rafaella Ferreira e Helen Picoli.

Menção honrosa do projeto Metagame – (Foto: Fernanda Façanha)

A segunda menção honrosa foi entregue para o projeto “Metagame Planeta Jovem: Transformando jovens em sua melhor versão”, vinculado aos institutos Iracema Digital, IFCE, Funcap, Bojogá e Criatlo. O projeto utiliza tecnologias de jogos e narrativas relacionadas ao desenvolvimento sustentável, buscando mudar a maneira como os participantes enxergam o mundo e a sua relevância em relação ao seu território. O artigo foi apresentado por Daniel Gularte, Mauro Oliveira e Sílvio Ramos.

A última menção honrosa foi destinada ao projeto “Cursos Curtos Online Síncronos para Meninas do Ensino Médio e Concluintes e para Professoras do Ensino Básico”, que é desenvolvido na Universidade de São Paulo por Maria da Graça Pimentel, Juliana Eusébio, Rudinei Goularte e Uthant Leite.

Menção honrosa do projeto Cursos Curtos- (Foto: Fernanda Façanha)

Neste ano de 2024, concorreram 18 projetos ligados ao uso das tecnologias de informação e comunicação para promover o apoio às populações vulneráveis, à acessibilidade, à saúde física, emocional e digital, à educação, à transparência pública e justiça, às ONGs, às atividades de cidadania e outras categorias de impacto social. Foram avaliados a metodologia e técnica utilizadas, o impacto social, os resultados já alcançados e esperados, assim como o potencial para execução ou continuidade do projeto.

Luiz Fernando Gomes Soares, que dá nome ao prêmio, foi um dos fundadores do WebMedia, realizou pesquisas na área de Computação e formou diversos professores e pesquisadores. Ele ficou conhecido por ser um dos criadores do middleware Ginga, que é utilizado no sistema de TV Digital brasileiro, tornou-se padrão internacional, estimulou a indústria nacional e gerou impacto social.