Fechar menu lateral

WebMedia premia melhores trabalhos em várias categorias

por: Carlos Pernisa Júnior e Antonio Celestino (UFJF)

Solenidade de premiação – (Foto: Caio Ferreira)

A entrega da premiação para os melhores trabalhos apresentados no 30º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia) foi realizada na noite do dia 17 de outubro. A solenidade aconteceu no Trade Hotel em Juiz de Fora.

As seis categorias premiadas foram: artigos completos e artigos curtos da Trilha Principal, teses, dissertações, trabalhos de iniciação científica e workshop de revisão sistemática da literatura.

Melhor artigo completo – (Foto: Caio Ferreira)

Na categoria Artigos Completos, o vencedor foi o artigo “Recognition of Emotions through Facial Geometry with Normalized Landmarks”, de autoria de Alessandra Macedo (USP), Leandro Persona (USP) e Fernando Meloni (USP).

O segundo lugar ficou com o artigo “Um Framework para Análise Bidimensional de Disseminação de Informações em Plataformas de Mídias Sociais”, de Geovana Oliveira (UFOP), Otávio Venâncio (UFMG), Vinícius Vieira (UFSJ), Jussara Almeida (UFMG), Ana P. Silva (UFMG), Ronan Ferreira (UFOP) e Carlos Ferreira (UFOP).

Já o terceiro lugar foi conferido ao artigo “E-BELA: Enhanced Embedding-Based Entity Linking Approach”, apresentado por Ítalo Pereira (IFMG) e Anderson Ferreira (UFOP).

Nessa categoria coube uma menção honrosa ao artigo intitulado “Únicos, mas não incomparáveis: abordagens para identificação de similaridades em respostas emocionais de diferentes indivíduos ao mesmo estímulo audiovisual”, que foi desenvolvido por Guilherme Aguiar (IFMT), Juan Esteves (IFMT), Cleon Pereira Júnior (IFGoiano), Thamer Nascimento (IFGoiano) e Renan Aranha (UFMT).

Melhor artigo curto – (Foto: Caio Ferreira)

O prêmio de melhor Artigo Curto foi entregue para Athus Cavalini (UFES), Thamya Donadia (UFES) e Giovanni Comarela (UFES), pelo artigo intitulado “Characterizing the Toxicity of the Brazilian Extremist Communities on Telegram”.

A menção honrosa foi destinada ao artigo “Evidências de disseminação de conteúdo no Telegram durante o ataque aos órgãos públicos brasileiros em 2023”, de autoria de Otavio Venâncio (UFMG), Gabriel Gonçalves (UFMG), Carlos Ferreira (UFOP) e Ana Paula da Silva (UFMG).

Na categoria Teses, foi escolhida para premiação “Paralelização de Tarefas de Codificação de Vídeo VVC utilizando GPGPUs”.

O trabalho foi produzido por Iago Storch (UFRGS), Daniel Palomino (UFPel) e Sergio Bampi (UFRGS).

Melhor tese – (Foto: Caio Ferreira)

Recebeu menção honrosa nessa categoria a tese “Understanding Musical Success Beyond Hit Songs: Characterization and Analyses of Musical Careers”, de Danilo Boechat Seufitelli (UFMG) e Mirella Moro (UFMG).

A melhor Dissertação escolhida foi “Mitigando os Limites das Métricas Atuais de Avaliação de Estratégias de Modelagem de Tópicos”, de Antônio de Souza Júnior (UFSJ), Felipe Viegas (UFSJ) e Leonardo Rocha (UFSJ).

Duas dissertações receberam menções honrosas: a intitulada “Dimensional Speech Emotion Recognition: a Bimodal Approach”, de Larissa Guder (PUCRS), João Paulo Aires (PUCRS) e Dalvan Griebler (PUCRS), e “Diretrizes de apoio ao processo de construção de sistemas conversacionais de recomendação acessíveis: um estudo com usuários idosos”, de Lucas Araujo (USP), Kamila Rodrigues (USP) e Marcelo Manzato (USP).

Melhor dissertação – (foto: Caio Ferreira)

Na categoria Trabalhos de Iniciação Científica, recebeu o primeiro lugar o trabalho “Modelagem do Interesse por Áreas Urbanas Usando Redes Sociais Baseadas em Localização”, de autoria de Gustavo Santos (UTFPR), Myriam Delgado (UTFPR) e Thiago Silva (UTFPR).

O segundo lugar foi conferido a Guilherme Bittencourt (UFSJ), Naan Vasconcelos (UFSJ) e Leonardo Rocha (UFSJ) pelo trabalho “iRev: Um framework de avaliação de sistemas de recomendação baseados em comentários textuais”.

Já o terceiro lugar ficou com o trabalho “Modelagem e análise de redes sociais através de hipergrafos”, de Matheus dos Santos (UFSJ), Vinícius Vieira (UFSJ), Carolina Xavier (UFSJ) e Jussara Almeida (UFMG).

Os trabalhos de iniciação científica que receberam menções honrosas foram: “Impulsionando a descoberta de tratamentos na medicina através da representação distribuída de palavras”, de Matheus Berto (UFSCar) e Tiago Almeida (UFSCar), “A social curiosity-driven approach to analyzing the information dissemination in Telegram political groups”, de Francisco Vasconcelos (UFOP), Alexandre de Sousa (UFOP) e Jussara Almeida (UFMG), e “Análise Comparativa dos Artigos de Filmes Indicados ao Oscar em Três Versões da Wikipédia”, de Cecília Junqueira (UFMG), Marisa Vasconcelos (UFMG) e Ana Paula da Silva (UFMG).

Melhor revisão sistemática de literatura – (Foto: Caio Ferreira)

Na categoria Workshop de Revisão Sistemática da Literatura, o vencedor foi o artigo “Estado da Arte sobre Engenharia de Requisitos e Explicabilidade em Sistemas Baseados em Aprendizado”, de autoria de Lívia Mancine (IFG, UFG), João Soares (UFG), Taciana Kudo (UFG) e Renato Bulcão-Neto (UFG).