Fechar menu lateral

WebMedia For Everyone debate extensão nas universidades

por: Antonio Celestino e Lucas Silva (UFJF)

Apresentação de artigo no W4E – (Foto: Lucas Silva)

O WebMedia for Everyone (W4E) encerrou as apresentações de artigos da 30ª edição do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia). O W4E, coordenado por Kamila Rodrigues (USP), Alessandreia Oliveira (UFJF) e Lorenza Moreno (UFJF), foi realizado em três partes neste dia 18 de outubro: uma sessão de artigos com início às 8h30, um primeiro painel às 11h e o último painel com apresentações iniciadas às 14h30, no Auditório 1 do Instituto de Ciências Exatas da UFJF.

O WebMedia for Everyone consiste em um espaço de discussão sobre como a comunidade participante do WebMedia pode agregar e dialogar sobre diversas perspectivas, incluindo pesquisas e projetos de extensão. A sessão tem como objetivo discutir como os projetos de extensão, desenvolvidos no ambiente acadêmico, podem ter o potencial de contribuir para a sociedade.

Um dos trabalhos apresentados na sessão de artigos foi o projeto “Metagame Planeta Jovem: Transformando jovens em sua melhor versão”, de autoria de Daniel Gularte, Mauro Oliveira e Silvio Evangelista. A apresentação descreveu a iniciativa que implementou uma solução multimídia em escolas do Ceará para desenvolver habilidades socioemocionais em jovens de ambientes periféricos, lhes dando mais oportunidades para que encontrem a melhor versão de si mesmos.

Painel – (Foto: Antonio Celestino)

Os outros artigos apresentados nessa primeira sessão foram: “Cursos Curtos Online Síncronos para Meninas do Ensino Médio e Concluintes e para Professoras do Ensino Básico”, “GECET: Garotas nas Engenharias, Ciências Exatas e Tecnologias: Projeto de Extensão”, ‘Mídias Digitais como Ferramentas para Promover o Pensamento Computacional e Reduzir a Diferença de Gênero em Computação”, “Nutrilac: Aplicativo para Elaboração de Dietas de Bovinos de Leite”, “Práticas com smartphones para idosos – Um projeto de extensão do ICMC/USP” e “Promovendo a Inclusão Feminina na Computação: Cursos de Programação em Python”.

Após um intervalo, a parte da manhã teve continuidade às 11h com as apresentações realizadas no painel Inteligência Artificial: uma discussão sobre redução de preconceitos e acessibilidade. Já na parte da tarde, o W4E se encerrou com o painel Extensão Universitária: Reflexões sobre Realidades Distintas nas Universidades, iniciado às 14h30.

Uma das apresentações no último painel foi da Pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão, Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade, O trabalho apresentado discorreu sobre a necessidade de se promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, princípio esse que está na constituição, mas que é difícil de ser cumprido nas universidades.

Apresentadoras – (Foto: Matheus Domith)

De acordo com Josefa, a questão da extensão está sendo negligenciada e há uma resistência para que se cumpra o mínimo de que 10% do conteúdo dos cursos seja dedicado à extensão. Josefa enfatizou que os projetos de extensão devem ser fortalecidos para que a universidade não feche os seus muros à participação da sociedade, visando promover a cidadania e a transformação social. Segundo ela “não adianta ter inteligência artificial sem ter um mínimo de igualdade social”.

Confira os detalhes dos artigos apresentados no W4E.