Fechar menu lateral

Trilha Principal do 30º WebMedia traz 52 trabalhos

por: Lucas Silva (UFJF)

Apresentação de trabalho – (Foto; Lucas Silva)

A 30ª edição do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), que acontece de 14 a 18 de outubro de 2024, no prédio do Instituto de Ciências Exatas da UFJF, trouxe uma trilha principal repleta de apresentações de trabalhos. Foram, ao todo, 40 trabalhos completos e 12 trabalhos curtos, distribuídos entre as dez Sessões Técnicas.

As apresentações estão organizadas em trilhas diárias, segmentadas por temas, incluindo: Acessibilidade, Aprendizado de Máquina, Redes Sociais, Melhores Trabalhos, Modelagem do Comportamento do Usuário e Interação Multimodal, Fake News, Deep Fake e Processamento de Linguagem Natural, Internet das Coisas e Middleware, Ontologias e Sistemas Recomendadores, além de Saúde Digital e Tecnologias Assistivas.

Geovana Oliveira – (Foto: Lucas Silva)

Um dos trabalhos apresentados foi o intitulado “Um Framework para Análise Bidimensional de Disseminação de Informações em Plataformas de Mídias Sociais”, de Geovana S. Oliveira (UFOP) et al. O artigo propõe um framework que permite a análise bidimensional da disseminação de informações, levando em conta tanto o volume quanto a velocidade das interações. Através de técnicas de extração de backbone, foram identificadas pelos autores as arestas mais relevantes, que classificam as interações em diferentes perfis de disseminação, permitindo uma análise detalhada da topologia e presença comunitária. Este framework foi aplicado a casos de estudo sobre disseminação de informações críticas no Twitter/X e Telegram, revelando padrões distintos que enfatizam a importância de considerar múltiplas dimensões para melhor compreender o fenômeno das interações via web.

Outro trabalho é o “Únicos, mas não incomparáveis: abordagens para identificação de similaridades em respostas emocionais de diferentes indivíduos ao mesmo estímulo audiovisual”, de Guilherme O. Aguiar (IFMT) et al, que busca compreender e discutir duas abordagens para comparar as respostas emocionais de diferentes indivíduos a um mesmo estímulo audiovisual. Utilizando técnicas avançadas de análise de dados e aprendizado de máquina, a pesquisa busca oferecer insights mais profundos sobre padrões emocionais. Os resultados demonstram a eficácia das abordagens apresentadas, revelando similaridades e distinções nas reações emocionais de 39 indivíduos, além de sugerir complementaridade entre elas.

Um dos chamados Short Papers, denominado “Evidências de disseminação de conteúdo no Telegram durante o ataque aos órgãos públicos brasileiros em 2023”, de Otavio R. Venâncio (UFMG) et al, investiga os padrões de coordenação em grupos de usuários no Telegram no Brasil pós-eleições de 2022. Os resultados desta pesquisa indicaram a coordenação dos usuários na promoção de conteúdo antidemocrático e mostram como essas comunidades conseguem disseminar informações de forma eficiente em larga escala, especialmente em relação a ataques às instituições públicas brasileiras, como o governo federal, o Supremo Tribunal Federal, o Senado e o Congresso.

Apresentação de trabalho – (Foto: Lucas Silva)

A diversidade de trabalhos apresentados no 30º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web enriquece a discussão acadêmica e a troca de conhecimento entre os participantes. A pluralidade de trabalhos amplia a compreensão dos fenômenos estudados e também incentiva colaborações e inovações, que podem impactar positivamente a sociedade.

Confira a lista dos trabalhos apresentados na Trilha Principal.