por: Antonio Celestino (UFJF)
O segundo dia do 30° Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia) teve a apresentação de artigos com a temática do desenvolvimento da TV digital brasileira.
Tratou-se do Workshop Futuro da TV Digital Interativa (WTVDI) que contou com quatro sessões técnicas que movimentaram o Auditório 2 do Instituto de Ciências Exatas da UFJF na manhã desse dia 15 de outubro.
A primeira sessão técnica a ser apresentada foi a Análise e exploração do cenário da TV 3.0, que teve início às 8h30. Essa sessão contou com a apresentação dos artigos “Avaliação da Experiência do Telespectador na Transição para a TV Orientada a Aplicativos”, “Exploring the Potential of TV 3.0: Applications and Impact on Content Delivery and Audience Engagement” e “Planejamento e Estratégia de Comunicação para a TV UFMA na transição para a TV 3.0”. Cada apresentação teve a duração de dez minutos e, depois, os apresentadores ficaram no palco para responder às perguntas que foram feitas pela plateia.
Entre as duas sessões do primeiro bloco, o WTVDI trouxe a palestrante convidada Estefania Pianoski Arata, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que apresentou a palestra intitulada “Projetos de P&D TV 3.0: Resultados da Fase 3”, na qual trouxe um panorama da atuação das equipes articuladas com a RNP no desenvolvimento da TV 3.0 com os resultados já obtidos.
A segunda sessão foi a Ambiente de TV baseado em aplicativos, com a apresentação dos artigos “Uma análise de plataformas de streaming e as possibilidades de interface para conteúdos sob demanda na TV 3.0”, “Uma análise de plataformas de streaming e as possibilidades para um guia de programação na TV 3.0” e “Controle remoto e segunda tela para uma TV 3.0 orientada a aplicativos”. Ao fim dessa sessão houve uma pequena pausa para um coffee break.
Após o intervalo, os pesquisadores voltaram ao auditório às 11h para acompanhar a sessão Serviços da TV 3.0, que teve os artigos “TV 3.0: Integração e Controle de Renderizadores de Efeitos Sensoriais”, “Suporte a Alertas de Emergência na TV 3.0 Brasileira” e “Sincronismo e Interatividade com a Segunda Tela frente à Implementação da TV 3.0 no Brasil”.
Fechando o WTVDI, a sessão Autoria de aplicações para TV 3.0 trouxe os artigos “Ferramenta de Validação NCL: Aprimorando o processo de desenvolvimento de aplicações de TV Digital”, “Geração automática de SDK em ES6 para APIs do Ginga CCWS” e “Uma Ferramenta de Autoria para Interação Multimodal em Aplicações NCL 4.0”.
Os apresentadores que expuseram suas pesquisas no WTVDI são oriundos das instituições de ensino: Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal do Maranhão e Universidade Federal da Paraíba.
O Laboratório de Mídia Digital (LMD) representou a UFJF com os pesquisadores Carlos Pernisa Júnior, Marcelo Ferreira Moreno, Cristiane Turnes Montezano, Stanley Cunha Teixeira e Antonio Celestino Rosa.