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Minicursos dão início ao 30º WebMedia

por: Antonio Celestino (UFJF)

Foto: Monique Campos

Os minicursos movimentaram o primeiro dia do 30º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), no Instituto de Ciências Exatas da UFJF. Ministrados por professores e pesquisadores vindos de várias instituições do país, os seis minicursos distribuíram o público em três ambientes de apresentação simultâneos, nesse dia 14 de outubro, com vários debates e trocas de experiências sobre os temas propostos.

Foto: Monique Campos

A parte da manhã contou com três minicursos iniciados às 8h30. No Auditório 1 foi realizado o minicurso “TV 3.0: Especificações da camada de transporte e física” ministrado por Gustavo Valeira, George Maranhão, Ricardo Rabaça, Boris Kauffmann e Cristiano Akamine. O minicurso “Multimodal Prompt Engineering for Multimedia Applications using the GPT Model” apresentado por Paulo Borges, Yan Cunha, Pedro Cutrim dos Santos, Daniel de Sousa Moraes, Polyana Costa, Antonio Busson, Julio Duarte e Sérgio Colcher teve lugar no Auditório 2. Já em sala foi ministrado o tema “Computadores fazem arte: Blockchain e NFTs”,  por Manuella Silva e João Marcelo Teixeira.

Prof. Marcelo Ferreira Moreno. (Foto: Pedro Pegorer)

À tarde, com início às 14h, foram realizados os outros três minicursos. O “TV 3.0: Especificações da camada de codificação de aplicações” foi ministrado por Marcelo Moreno, Debora Muchaluat-Saade, Guido Souza Filho, Sérgio Colcher, Carlos Soares Neto e Joel dos Santos no Auditório 1. Em sala ocorreu o minicurso “IA Responsável: Princípios e boas práticas para implementação de Sistemas Baseados na Inteligência Artificial” de Julio C. S. Reis, Marisa Vasconcelos, Jussara Almeida, Wagner Meira Jr. e Virgilio A. F. de Almeida. O sexto minicurso foi realizado no Auditório 2, com o tema “Federated Learning, IA Generativa e LLMs: Conceitos e aplicações práticas em multimídia e web” de Helio Cunha Neto, Rafaela Brum, Paulo Mann e Raissa Barcellos.

O professor Marcelo Ferreira Moreno foi um dos apresentadores e destaca a importância dos minicursos. “Os minicursos são importantes, tanto para pesquisadores seniores quanto para quem está começando, porque nos minicursos você traz temas que estão em alta na comunidade científica e no mercado e você consegue tanto avançar em discussões que vão promover melhorias no estado da arte como também conseguir nivelar as pessoas e atualizá-las sobre esses pontos de alta demanda tanto de pesquisa quanto de desenvolvimento”, declara Marcelo.

“Os casos que a gente está tendo aqui com temas em torno de inteligência artificial, TV 3.0, Blockchains e NFTs, IA responsável… Vários temas importantes e isso é essencial porque está agregando e gerando debates”, conclui o professor.

Foto: Monique Campos