Fechar menu lateral

Duas doutorandas do LMD passam pelo exame de qualificação

Por Mariana Lopes

O mês de setembro foi marcado pela qualificação das pesquisas de duas integrantes do LMD. As doutorandas Helena Amaral e Monique Campos tiveram êxito no exame, dando mais um passo na caminhada para a obtenção do título de doutora.

Helena Amaral, orientada pelo professor Carlos Pernisa Júnior e coorientada pelo professor Marcelo Ferreira Moreno, pesquisa as potencialidades de um Rádio 3.0 no Brasil. A pesquisadora explica que o processo de digitalização do rádio é importante para que ele se adeque à realidade contemporânea. “Até existe a presença dele em outras plataformas, como a Internet, por exemplo, mas o rádio terrestre ainda é analógico. Estamos entrando em novas fases de convergência dos meios de comunicação, e isso me despertou para a necessidade de discutir o tema. Apenas a digitalização não é suficiente nesse momento, porque podemos fazer mais, contribuir para a renovação do rádio. Por isso, estamos propondo uma integração entre a transmissão em broadcasting digitalizada e a transmissão em broadbanding, ou seja, a transmissão via banda larga.”.

Já Monique Campos, também orientada pelo professor Carlos Pernisa Júnior, é coorientada pelo professor Jorge Carlos Felz Ferreira e pesquisa a leitura e circulação da fotografia jornalística nos ambientes virtuais. A banca contou com a participação dos professores Dr. José Afonso da Silva Júnior, da Universidade Federal de Pernambuco, e Dr.ª Iluska Maria da Silva Coutinho, da UFJF.