Primeira Sessão de Lançamentos da HQWeek! 2021 tem quadrinhos sinalizados e histórias de terror

Lançamentos_Buchemi e Massi

Por Helena Amaral

Nessa terça-feira (27/07), foi realizada a primeira Sessão de Lançamentos da HQWeek! 2021. A atividade foi integrada ao evento após demanda do público em feedback enviado ao final da primeira edição. Coordenada por Sandro Fernandes, fã de quadrinhos e criador do Neurose HQ, a sessão teve como convidada e convidado a pós-doutora em Linguística e Língua Portuguesa Fernanda Massi, representando a Letraria E-ditora, e o quadrinista Rodney Buchemi.

Fundada em 2013, a Letraria E-ditora trabalha com a publicação de livros impressos e digitais. Dentre seus conteúdos, estão as HQs Sinalizadas, obras que apresentam ilustrações com sinalização na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na sessão de lançamentos, Fernanda Massi apresentou o quadrinho Sol: a Pajé surda (no Mókere Káxe Koixómuneti). “É a história de um anciã surda, a Sol [Káxe], que foi convocada para fazer um parto e teve uma revelação sobre o futuro do povo Terena”, contou. Essas revelações são contadas por meio do uso de Libras.

Sol: a Pajé surda é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Ivan de Souza, na licenciatura em Letras-libras, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A obra integra o trabalho de HQs Sinalizadas coordenado pela professora Kelly Cezar (UFPR), doutora em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP), e conta com ilustrações da artista Julia Ponnick.

Disponível nas versões impressa e digital, a HQ traz QR Codes e links, respectivamente, que direcionam para vídeos nos quais a história é interpretada em Libras. De acordo com Fernanda, há 200 exemplares de Sol: a Pajé surda disponíveis para venda na loja da Letraria e, após o término destas, a obra será disponibilizada em e-book, para download gratuito. Ela também contou que a renda obtida com as vendas do quadrinho será revertida para o Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (IPEDI) e destinada ao desenvolvimento de atividades para a comunidade Terena. Ao lado da UFPR, o Instituto é um dos realizadores da HQ.

Fernanda Massi também relembrou que, além de Sol: a Pajé Surda, o grupo coordenado pela professora Kelly Cezar tem outras quatro publicações sinalizadas pela Letraria E-ditora: O Congresso de Milão, que retrata as dificuldades sofridas pela comunidade surda após a proibição do uso da língua de sinais, ocorrida durante o referido congresso, em 1880; Tons de Melancolia, que aborda o adoecimento psíquico em jovens e adolescentes surdos brasileiros; A mulher surda na Segunda Guerra Mundial, que apresenta a história da mulher surda no contexto do referido conflito; e Surdolimpíadas – encontros linguísticos, que narra a participação de dois personagens surdos na Surdolimpíadas, evento multidesportivo internacional destinado à comunidade surda.

Exemplares impressos de duas destas obras – um da HQ A mulher surda na Segunda Guerra Mundial e um do quadrinho Tons de Melancolia – vão ser sorteados pela Letraria. As regras de participação no sorteio podem ser conferidas no Instagram da editora.

Lobisomens em Belo Horizonte

Apaixonado por histórias de terror, o quadrinista Rodney Buchemi decidiu usar Belo Horizonte, com suas ruelas e becos, como cenário para as histórias da HQ A ordem de Licaão, um terror policial sobrenatural. Com três volumes impressos, o quadrinho começou a ser publicado em 2015, mas o artista contou que a ideia para a trama surgiu em 1998, em conversas com um amigo com o qual criou personagens de um jogo de RPGRole Playing Game. Dois destes personagens foram integrados ao quadrinho.

Além da quarta edição da obra autoral – para a qual o artista confessou não ter tido muito tempo para se dedicar -, atualmente Buchemi também está trabalhando em outras duas HQs. Uma delas é a HQ Reflexos no Poço Negro, trabalho de autoria de um amigo e ex-aluno que é roteirista. A trama conta a história do Rei Picto Bran Mak Morn, personagem criado pelo escritor Robert E. Howard – que é também criador de Conan, o Bárbaro. Buchemi contou que a história se passa nos primórdios do Império Romano e que lutas de espadas, feitiçarias e pactos perpassam a trama.

O quadrinista, que atua no mercado desde 1996 e tem publicações em editoras como Marvel Comics e DC Comics, também está trabalhando na graphic novel Dread & Alive, da Zoolook Entertainment, editora independente da Califórnia (EUA). A história se passa em São Francisco e envolve necromancia, zumbis e bruxarias. “Está sendo legal, porque eu posso brincar com essa questão de coisas decrépitas, mexer com a estrutura óssea e anatômica do zumbi”, contou Buchemi, que também ressaltou que o trabalho o tem ajudado a desenvolver habilidades úteis a sua HQ autoral.

O conteúdo completo da primeira sessão de lançamentos da HQWeek! 2021 pode ser conferido no canal do evento no YouTube.