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Paulo Ramos participa da HQWeek! 2021 em palestra sobre quadrinhos e práticas de ensino

Por Monique Campos

 

O professor do departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos (Unifesp), Paulo Ramos, um dos mais respeitados estudiosos sobre HQs no Brasil, foi o palestrante da tarde da segunda-feira (26) dentro da programação da HQWeek! 2021. O professor trouxe para o debate o tema “HQ e práticas de ensino” e lançou quatro perguntas essenciais para se pensar e decidir pelo uso de quadrinhos em salas de aula: a primeira, se “eu preciso usar HQ em práticas de ensino”; a segunda questão é se “eu posso usar HQ em práticas de ensino”; como terceira pergunta, Paulo Ramos indicou o “como usar HQ em práticas de ensino?”; a quarta e última questão que ele deixou foi “vale a pena usar HQ em práticas de ensino?”. Durante a sua fala, o professor fez um exercício junto ao público da HQWeek! de reconhecimento da importância de formação de repertório e em como as leituras de quadrinhos podem ser refletidas em práticas educacionais.

 

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Na visão do professor, há uma trajetória importante a ser seguida a partir da iniciativa de usar HQs nas práticas de ensino. Esse percurso envolve conhecer minimamente a linguagem, investigar as sugestões já disponíveis em metodologias educacionais, fazer contextualizações, além de promover adequações a faixas etárias e conteúdos didáticos. HQ nas práticas de ensino é um tema que envolve, acima de tudo, a preparação de educadores e ampliação do repertório de obras disponíveis, segundo Ramos. “Os quadrinhos não se resumem a tiras, charges e cartoons, nem mesmo a adaptações literárias”, destaca o professor sobre a importância de se conhecer a diversidade de produções para a criação de possibilidades de conteúdos educacionais. Ele ressalta ainda a importância de que educadores interessados em trabalhar com HQ sejam leitores habituais ou, no mínimo eventuais, de forma a terem um repertório que vá além de Turma da Mônica, Mafalda e Armandinho.

 

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Paulo Ramos respondeu a uma série de perguntas do público, muitas delas relacionadas ao contexto atual da educação brasileira, os desafios do acesso a HQs e às políticas de leitura para a transformação da realidade das práticas de ensino. A palestra completa está no canal da HQWeek! no Youtube.

 

Paulo Eduardo Ramos é professor na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, pós-doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e em Comunicação pela Universidade de São Paulo. É graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É autor de várias obras: Tiras no Ensino (Parábola Editorial, 2017), Tiras Livres – Um Novo Gênero dos Quadrinhos (Marca de Fantasia, 2014), Revolução do Gibi – A Nova Cara dos Quadrinhos no Brasil (Devir, 2012), Faces do Humor – Uma Aproximação entre Piadas e Tiras (Zarabatana Books, 2011), Bienvenido – Um Passeio pelos Quadrinhos Argentinos (Zarabatana Books, 2010, premiado com o Troféu HQMix de melhor livro teórico sobre quadrinhos), A Leitura dos Quadrinhos (Contexto, 2009, também premiado com o Troféu HQMix). Co-organizador de Muito Além dos Quadrinhos – Análises e Reflexões sobre a Nona Arte (Devir, 2009), Quadrinhos na Educação – Da Rejeição à Prática (Contexto, 2009), Quadrinhos e Literatura: Diálogos Possíveis (Criativo, 2014), Enquadrando o Real: Ensaios sobre Quadrinhos (Auto)Biográficos, Históricos e Jornalísticos (Criativo, 2016) e Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula (Contexto, 2010, 4 ed.).