O Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nos termos da Legislação em vigor, torna público, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas as inscrições para seleção ao MESTRADO ACADÊMICO EM MATEMÁTICA, para ingresso no primeiro período letivo do ano de 2024.
O projeto PICME-UFJF oferece a estudantes universitários medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas (OBMEP) e/ou na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), matriculados em cursos de graduação de qualquer área do conhecimento, a oportunidade de cursar o Mestrado Acadêmico em Matemática na UFJF.
As inscrições serão realizadas em um único período que será de 20 de novembro a 26 de novembro de 2023.
Formas de inscrição: As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, através de preenchimento do formulário na página:
https://sigax.ufjf.br/publico/posstricto/edital/603
Antes de realizar a inscrição o candidato deverá ler todas as informações sobre o Processo Seletivo que constam no edital
3.4- Documentação exigida:
3.4.1- Para efetuar a inscrição é necessário apresentar os seguintes documentos. Todos os documentos deverão ser enviados no formato pdf.
a) Comprovante de ser medalhista nas categorias Ouro, Prata ou Bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas (OBMEP) e/ou na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Candidatos externos a UFJF deverão, também, apresentar fotocópia do diploma de graduação ou comprovante de colação de grau ou declaração da Coordenação de Curso informando a data prevista de colação de grau (desde que a data seja anterior àquela prevista para a Matrícula).
b) Fotocópia do(s) histórico(s) escolar(es) do(s) curso(s) de Graduação. Candidatos externos à UFJF devem acrescentar as ementas oficiais emitidas pela instituição de origem, contendo o programa e a bibliografia, das 5 (cinco) disciplinas que serão utilizadas para efeito de pontuação do(s) histórico(s) escolar(es) de acordo com o item 6.1.1.
c) Memorial, que deve ser elaborado de acordo com o item 6.3.
d) Cópia do Curriculum Vitae, cadastrado na Plataforma Lattes (não será aceita outra modalidade de Currículo). O Curriculum completo deverá ser exportado para o formato RTF e depois, então, convertido para pdf. Aqueles que não possuem Currículo Lattes devem se cadastrar em http://lattes.cnpq.br e em seguida clicar no link cadastrar novo currículo.
e) Fotocópias dos documentos comprobatórios das atividades constantes no Currículo Lattes que serão objeto de avaliação de acordo com o item 6.2.
f) Fotocópia da Cédula de Identidade e de documento comprobatório de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF), para candidatos brasileiros. Se estrangeiro, fotocópia do documento de identificação vigente no país de origem.
g) Certidão de quitação eleitoral (apenas para candidatos brasileiros). A mesma pode ser obtida em https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral
h) Fotocópias de documentos comprobatórios de estar em dia com as obrigações militares (para candidatos brasileiros do sexo masculino).