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Processo Seletivo 2025/1

Serão oferecidas até 14 (quatorze) vagas para admissão no Mestrado Acadêmico em Matemática no primeiro semestre de 2025, sendo 7 (sete) vagas oferecidas na modalidade Cotas e 7 (sete) vagas na modalidade Ampla Concorrência.

    1. – O Programa de Pós-Graduação em Matemática não se compromete a preencher todas as vagas.

    2. – A distribuição das vagas por linha de pesquisa será feita da seguinte forma:

  • Linha de Pesquisa: Estatística
    Número de Vagas: 2 (duas)

    • 1 vaga destinada à modalidade Cotas.

    • 1 vaga destinada à modalidade Ampla Concorrência.

  • Linha de Pesquisa: Análise, Álgebra, Geometria/Topologia e Matemática Aplicada (exceto Estatística)
    Número de Vagas: 12 (doze)

    • 6 vagas destinadas à modalidade Cotas.

    • 6 vagas destinadas à modalidade Ampla Concorrência.

Das 12 vagas para Análise, Álgebra, Geometria/Topologia e Matemática Aplicada, 2 (duas) vagas serão reservadas exclusivamente para candidatos(as) estrangeiros(as), que concorrerão na modalidade de Ampla Concorrência. Caso não haja o preenchimento dessas vagas por candidatos(as) estrangeiros(as), as vagas remanescentes serão transferidas para candidatos(as) nacionais na modalidade de Ampla Concorrência, e vice-versa.

A indicação da linha de pesquisa deve ser feita no Memorial (consulte o item 7.3.6 deste edital).

As inscrições serão realizadas entre os dias 17/10/2024 a 13/11/2024.

O processo seletivo de que trata este edital terá o cronograma da seguinte tabela:

Atividade

Período

Inscrição 17/10/2024 a 13/11/2024
Homologação das inscrições 14/11/2024
Recebimento de recurso em função da Homologação das inscrições 18/11 e 19/11/2024
Complementação documental 18/11 e 19/11/2024
Recebimento de recurso em função da composição da banca 19/11 e 21/11/2024
Divulgação do resultado dos pedidos de recurso 21/11/2024
Divulgação da lista final dos candidatos inscritos 22/11/2024
Avaliação dos documentos 25/11/2024 a 06/12/2024
Divulgação do resultado preliminar 06/12/2024
Recebimento de pedido de recurso sobre o resultado preliminar 09/12 a 11/12/2024
Divulgação do resultado dos pedidos de recurso 13/12/2024
Divulgação do resultado final homologado pelo Colegiado 13/12/2024

Entrega, junto a secretária do Mestrado Acadêmico em Matemática, dos documentos de cotistas para a homologação dos aprovados em cada grupo, de acordo com o item 2.10.

14/12/2024 a 31/01/2025

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, através de preenchimento do formulário na página:

https://sigax.ufjf.br/publico/posstricto/edital/1049

Antes de realizar a inscrição o candidato deverá ler todas as informações sobre o Processo Seletivo que constam no edital.

 

Algumas orientações para inscrição:

1) Para fazer inscrição acesse o link: https://sigax.ufjf.br/publico/posstricto/edital/1049 , os seguintes passos são necessários:

1.1 Clicar em “ACESSAR ÁREA DO CANDIDATO”

1.2 Clicar no ícone criar conta > preencher as informações solicitadas > clicar em criar conta;

1.3 Solicitar o código de ativação da conta recém-criada, seguindo os seguintes passos: ainda na página principal da Comunidade Externa da UFJF, clicar no ícone solicitar código de ativação > preencher com o e-mail cadastrado > clicar em solicitar código de ativação;

1.4 Fazer o logon na conta da Comunidade Externa da UFJF: na página principal da Comunidade Externa da UFJF, clicar no ícone logon > preencher as informações de acesso;

1.5 Fazer a inscrição no edital: EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2025.

 

Documentação exigida:

  1. Fotocópia do diploma de graduação ou comprovante de colação de grau ou declaração da Coordenação de Curso informando a data prevista de colação de grau (desde que a data seja anterior àquela prevista para a Matrícula).

  2. Fotocópia do(s) histórico(s) escolar(es) do(s) curso(s) de Graduação. Candidatos externos à UFJF devem acrescentar as ementas oficiais emitidas pela instituição de origem, contendo o programa e a bibliografia, das 5 (cinco) disciplinas que serão utilizadas para efeito de pontuação do(s) histórico(s) escolar(es) de acordo com o item 7.1.1.

  3. Memorial, que deve ser elaborado de acordo com o item 7.3.

  4. Cópia do Curriculum Vitae, cadastrado na Plataforma Lattes (não será aceita outra modalidade de Currículo). O Curriculum completo deverá ser exportado para o formato RTF e depois, então, convertido para .pdf. Aqueles que não possuem Currículo Lattes devem se cadastrar em http://lattes.cnpq.br e em seguida clicar no link cadastrar novo currículo.

  5. Fotocópias dos documentos comprobatórios das atividades constantes no Currículo Lattes que serão objeto de avaliação de acordo com o item 7.2.

  6. Fotocópia da Cédula de Identidade e de documento comprobatório de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF), para candidatos brasileiros. Se estrangeiro, fotocópia do documento de identificação vigente no país de origem.

  7. Certidão de quitação eleitoral (apenas para candidatos brasileiros). A mesma pode ser obtida em http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral.

  8. Fotocópias de documentos comprobatórios de estar em dia com as obrigações militares (para candidatos brasileiros do sexo masculino)

  9. Certidão de nascimento.

  10. Formulário de Autodeclaração (quando for o caso) e, consequentemente, a opção para concorrer a uma das vagas reservada para as Cotas, conforme modelo específico (ver Anexos 2, 3, 4, 5 e 6)

Parágrafo único: Todos os documentos deverão ser enviados no formato .pdf.