Fechar menu lateral

Dissertações Defendidas

Aqui são listados as Dissertações, parte integrante e obrigatória da produção do aluno do Mestrado Profissional em Educação Matemática. Os links dão acesso a íntegra do produto em pdf, por ano de defesa

2020 (04)

Cristimara Rodrigues de Castilho

Heloisa Almeida de Figueiredo

Luiz Paulo Xisto

Robert Rene Michel Junior

2019 (16)

Ana Luiza de Araujo Ribeiro

 A utilização do Laboratório de Educação Matemática na escola: experiências com professores que ensinam matemática (Abre em nova janela)

Amanda Gomes Colombo

 Planejamento da prática pedagógica utilizando o vídeo como recurso didático no Ensino de Matemática (Abre em nova janela)

Dailiane de Fátima Souza Cabral

  Educação Financeira Escolar: a noção de poupança nos anos iniciais do ensino fundamental (Abre em nova janela)

Edyenis Rodrigues Frango

  As contribuições de um curso de Modelagem na atuação de professores e na criação de cenários para investigação em Modelagem Matemática: o que manifestam os professores (Abre em nova janela)

Elisangela Pires da Silva

  Educação empreendedora e educação financeira escolar: desenvolvimento de comportamentos empreendedores em alunos do ensino médio ( Abre em nova janela)

Fernanda Angelo Pereira

  A Educação Estatística e a elaboração de vídeos para a promoção do Raciocínio sobre Variabilidade na Educação Básica (Abre em nova janela)

Ilza dos Santos Satiro 

  Mapeamento do uso de Tecnologias digitais no Ensino de Matemática nas Escolas Municipais de Juiz de Fora-MG e Três Rios-RJ (Abre em nova janela)

Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho

  Educação a Distância: uma análise do processo de ensino-aprendizagem em disciplina de Probabilidade e Estatística (Abre em nova janela)

Joarez José Leal do Amaral

  Gamificação como proposta para o engajamento de alunos em MOOC sobre Educação Financeira Escolar: possibilidades e desafios para a Educação Matemática (Abre em nova janela)

Kéliton José da Matta Calheiros

  Colaboração na Metodologia da Sala de Aula Invertida: apoiando a comunicação no ensino de Geometria (Abre em nova janela)

Leide Maria Leão Lopes

Formação e reelaboração de imagens e definições de conceito relacionadas ao ensino de vetores em Geometria Analítica (Abre em nova janela)

Luciana Maria da Silva

Educação Financeira Escolar: A noção de poupança no Ensino Fundamental (Abre em nova janela)

Maria das Mercês Coutinho Mota

  O uso de objetos de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de Estatística no Ensino Médio (Abre em nova janela)

Paola Lima França

  Tecnologias da Informação e Comunicação na formação continuada de professores de matemática: um estudo com egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Abre em nova janela)

Paulo Ricardo Ramos Pereira

  Professores de Matemática em início de carreira: um olhar para a prática docente no ensino e aprendizagem de expressões algébricas (Abre em nova janela)

Roberta Gualberto Ferreira

  A produção de Projetos de Educação Financeira Escolar (Abre em nova janela)

2018 (15)

 

Adriele Cristine Domingos Rodrigues

  Saberes Geométricos nas Revistas do Ensino de Minas Gerais nas décadas de 1940 E 1950 (Abre em nova janela)

Alex Machado Leite

  Produção e Implementação de um Simulador Financeiro como aporte a Tarefas Destinadas ao Ensino de Educação Financeira Escolar (Abre em nova janela)

Camila de Almeida Franco

  Educação Financeira Escolar: a noção de juros no Ensino Médio (Abre em nova janela)

Cristiane Neves Mello 

  Educação Financeira Escolar e o uso de planilhas de Orçamento Familiar (Abre em nova janela)

Cristina Iracy Gomes Dalcol

  Formação Docente em Matemática: um olhar sobre a abordagem tecnológica nos currículos das licenciaturas em Matemática da UAB (Abre em nova janela)

Edjane Mota Assunção

  Grupo de Professores em um Projeto de Feiras de Matemática: contribuições para a prática docente (Abre em nova janela)

Edson Junio dos Santos

  Ensino de Perspectiva a partir do Olhar Matemática: um estudo de caso baseado na Igreja de São Francisco em Ouro Preto (Abre em nova janela)

Fabiana Polessa Cardoso

  Contribuições de um Curso de Extensão em Geometria para a Formação Matemática de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Abre em nova janela)

Fausto Daniel Alves Fernandes

  Dispositivos móveis no Ensino de Educação Financeira Escolar: análise e aplicação de tarefas (Abre em nova janela)

Lilian Regina Araújo dos Santos

  Educação Financeira Escolar na EJA: discutindo a organização orçamentária e a gestão de pequenos negócios informais (Abre em nova janela)

Marcelo Cunha Figueiredo 

  Uma proposta de Trabalho Didático com a Geometria Projetiva (Abre em nova janela)

Maria Das Graças Schinniger Assun Garcia 

  O Desenho como Matéria em Minas Gerais nas décadas de 1940 e 1950 (Abre em nova janela)

Nicolly Peçanha do Nascimento Silva 

  Saberes Geométricos na “Revista do Ensino de Minas Gerais” no período de 1925 a 1932 (Abre em nova janela)

Régis Veríssimo Lamas de Oliveira

  Geometria a e para Ensinar: cadernos de normalistas e professores das séries iniciais – 1960 a 1980  (Abre em nova janela)

Tamara Lamas Müller 

  Educação Financeira e Educação Estatística: inflação como tema de ensino e aprendizagem (Abre em nova janela)

 2017 (18)

Andrea Aparecida Vieira

  Tecnologias utilizadas na formação de professores nas disciplinas de Geometria e Desenho Geométrico na Universidade Federal de Juiz de Fora entre 1980 e 2010: enfoque histórico e epistemológico (Abre em nova janela)

Andreia Magalhães Dias Almeida

  O Desenho na Reforma João Pinheiro de 1906 em Minas Gerais (Abre em nova janela)

Dayselane Pimenta

  Ensino e Aprendizagem de Geometria no 8 º Ano do Ensino Fundamental: uma proposta para o estudo de polígonos (Abre em nova janela)

Débora Bordonal Senra de Oliveira

  A Constituição de Conhecimento Colaborado em Geometria das Transformações com Ferramentas Dinâmicas (Abre em nova janela)

Débora Rodrigues Caputo

  O saber desenho no Ensino Primário a partir das revistas do Ensino de Minas Gerais (1925 a 1932): sua concepção e as profissionalidades (Abre em nova janela)

Hugo Luiz Gonzaga Honório

  Sala de Aula Invertida: uma abordagem colaborativa na aprendizagem de matemática (Abre em nova janela)

Janaina Aparecida Ponté Coelho

  Uso da gamificação em cursos online massivos para formação continuada de docente de Matemática (Abre em nova janela)

José Marcelo Guimarães Villar

  Discalculia na Sala de Aula de Matemática: um estudo de caso com dois estudantes (Abre em nova janela)

Katyane Anastácia Samoglia Costa Capichoni Massante

  Educação Financeira Escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo (Abre em nova janela)

Leandro Gonçalves Santos

  Educação Financeira e Educação Matemática: inflação de preço no Ensino Médio (Abre em nova janela)

Liliane Guedes Baio Camponez

  Evasão em cursos online massivos abertos para formação de docentes de Matemática (Abre em nova janela)

Maria Êda Amadeu Barino

  Investigando as ações e critérios docentes para avaliar em Matemática (Abre em nova janela)

Meiriele Nonato de Oliveira Saiol

  Chat e Educação Financeira Escolar: Investigando interações em um ambiente virtual de aprendizagem (Abre em nova janela)

Michele de Oliveira Ribeiro Figueiredo

  Estruturando e investigando o funcionamento do Laboratório de Educação Matemática e Educação Financeira (LABMAT-EF) (Abre em nova janela)

Rosane Cordeiro Rafael

  Cálculo Diferencial e Integral: um estudo sobre estratégias para redução do percentual de não aprovação (Abre em nova janela)

Thais Sena de Lanna Albino

  Educação Financeira e o Ensino de Matemática em uma Escola Waldorf: currículo, professores e estudantes (Abre em nova janela)

Tiago de Paula Zagnoli

  Uma Análise do Erro de um Grupo de Estudantes do Ensino Médio em uma Escola de Juiz de Fora – MG sob a Ótica Sociocontextual (Abre em nova janela)

Vivian Helena Brion da Costa Silva 

  Educação Financeira Escolar: os riscos e as armadilhas presentes no comércio, na sociedade e consumidores (Abre em nova janela)

 2016 (12)

Alex de Assis Lauria

  Construindo Pontes: Dinâmica Grupal em aulas de Matemática na EJA (Abre em nova janela)

Anderson da Silva Moura 

  Matemática na Escola: Prática Interdisciplinar Apoiada pela Teoria da Atividade (Abre em nova janela)

Bruno Rinco Dutra Pereira

  Ensino e a Aprendizagem de Geometria por Meio de Uma Sequência Didática para a Educação de Jovens e Adultos (Abre em nova janela)

Dayane Rocha Tinoco 

  Uma Abordagem Ecológica Envolvendo Proporcionalidade na Educação Básica (Abre em nova janela)

Esmênia Furtado Parreira Ferreira 

  A Integração das Tecnologias Digitais ao Ensino e Aprendizagem de Geometria no Ensino Fundamental – Anos Finais: uma proposta com foco no estudo de perímetro e área de figuras geométricas planas (Abre em nova janela)

Felipe Corrêa da Cruz Escobar

  Investigando Erros em Matemática: Fatores que interferem na aprendizagem dos educandos (Abre em nova janela)

Luís Felipe da Silveira

  MOOC na Educação Financeira: análise e proposta de desenvolvimento (Abre em nova janela)

Luiz Fernando Rodrigues Pires 

  As Influências das Tecnologias da Informação e Comunicação nas Estratégias de Ensino e Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral (Abre em nova janela)

Marina Dutra Vieira

  Uma Proposta de Trabalho Didático com a Geometria Projetiva (Abre em nova janela)

Thiago Neves Mendonça

  Que Geometria Ensinar às Crianças em Tempo de Matemática Moderna? referências e práticas de uma professora da cidade de Juiz de Fora (Abre em nova janela)

Wanderlei José Pires Junior

  A Educação Matemática e A Elaboração de Livros Didáticos: a Coleção Matemática de Imenes e Lellis (Abre em nova janela)

Wesley Carminati Teixeira

  A Inserção da Educação Financeira em um Curso de Serviço de Matemática Financeira para Graduandos de um Curso de Administração (Abre em nova janela)

2015 (16)

Adilson Rodrigues Campos 

A Educação Financeira em um Curso de Orçamento e Economia Doméstica para Professores: Uma Leitura da Produção de Significados Financeiro-Econômicos de Indivíduos-Consumidores (Abre em nova janela)

Andrea Stambassi Souza

  Design e Desenvolvimento de um Curso de Formação Continuada de Professores em Educação Financeira Escolar (Abre em nova janela)

Carolina de Lima Gouvêa

  Uma Investigação sobre a Compreensão de Professores de Matemática dos Resultados do SIMAVE/PROEB (Abre em nova janela)

Denise Mansoldo Salazar

  GeoGebra e o estudo das funções trigonométricas no Ensino Médio (Abre em nova janela)

Gláucia Sabadini Barbosa

  Educação Financeira Escolar: Planejamento Financeiro (Abre em nova janela)

Jesus Nazareno Martins Dias

  Educação Financeira Escolar: a noção de juros (Abre em nova janela)

Kátia Parreira Brettas

  A Inclusão Matemática de um Aluno Surdo na Rede Municipal de Juiz de Fora Mediada por um Professor Colaborativo Surdo de Libras atuando em Bidocência (Abre em nova janela)

Leonardo Bertholdo de Assis

  A Formação do Usuário de Estatística pelo Desenvolvimento da Literacia Estatística, do Raciocínio Estatístico e do Pensamento Estatístico através de Atividades Exploratórias (Abre em nova janela)

Luciana Cordeiro Dias

  Saindo da Zona de Conforto”: Investigando as Ações e as Tomadas de Decisão de Alunos-Consumidores do 8º Ano do Ensino Fundamental em Situações-Problema Financeiro-Econômicas (Abre em nova janela)

Luis Eduardo Reyes Pérez

  Función Exponencial en el Aula: Praxeologías Matematicas en Enseñanza Media (Abre em nova janela)

Luiza Harab da Silva Rosa

  Luz, Câmera, Giz, Sala de Aula: ação! uma investigação sobre a contribuição dos filmes na formação inicial dos professores de Matemática (Abre em nova janela)

Rodrigo Martins de Almeida

  O Movimento das Pesquisas em Educação Matemática Financeira Escolar de 1999 a 2015 (Abre em nova janela)

Rosiane de Jesus Santos

  Uma Taxionomia para o uso de Vídeos Didáticos para o Ensino de Matemática (Abre em nova janela)

Rosiney de Jesus Ferreira

  Matemática e Arte, um Diálogo Possível: Trabalhando Atividades Interdisciplinares no 9º Ano do Ensino Fundamental (Abre em nova janela)

Sandro Grossi Nascimento

  Situações Didáticas e Educação Estatística: uma proposta de aprendizagem no estudo de centralidade para o Ensino Médio (Abre em nova janela)

Silvia de Castro de Barros

  O Ensino de Geometria na Formação de Professores Primários em Minas Gerais entre as Décadas de 1890 e 1940 (Abre em nova janela)

 

2014 (9)

Cleuza Eunice Pereira Brumano

  A Modelagem Matemática como um Recurso para o Estudo da Análise Combinatória (Abre em nova janela)

Elias Antonio Almeida da Fonseca

  Metodologia para Auxiliar Professores de Matemática no Processo de Seleção de Conteúdos Digitais (Abre em nova janela)

Gisele Barbosa

  Objetos de Aprendizagem como Recurso Educacional Digital para Educação Financeira Escolar: Análise e Avaliação (Abre em nova janela)

Glauco Henrique de Oliveira Santos

  Educação Financeira Escolar para Estudantes com Deficiência Visual (Abre em nova janela)

Marcio Carlos Vital

  Educação Financeira e Educação Matemática: Inflação de Preços (Abre m nova janela)

Neil Da Rocha Canedo Júnior

  A Modelagem como uma “Atividade” De “Seres-Humanos-Com-Mídias” (Abre em nova janela)

Paulo Tadeu Gandra Campos

  A influência do cotidiano nas questões de função do Exame Nacional do Ensino Médio (Abre em nova janela)

Raquel Carvalho Gravina

  Educação Financeira Escolar: Orçamento Familiar (Abre em nova janela)

Valter Costa Fernandes Junior

  Repensando o Ensino de Análise: Reações, Impressões e Modificações (Abre em nova janela

2013 (18)

Aline Moreira de Paiva Correa

  A Divisão por alunos surdos: ideias, representações e ferramentas matemáticas (Abre em nova janela)

Amanda Fabri de Resende

  A educacão financeira na educação de jovens e adultos: Uma leitura da produção de significados financeiro-econômicos de dois indivíduos-consumidores (Abre em nova janela)

André Bernardo Campos

  Investigando como a Educação Financeira Crítica pode contribuir para a tomada de decisões de consumo de jovens-indivíduos-consumidores (JIC’S) (Abre em nova janela)

Aretha Fontes Alves

  Álgebra Linear como um Curso de Serviço para a Licenciatura em Matemática: o estudo dos Espaços Vetoriais (Abre em nova janela)

Dejair Frank Barroso

  Uma proposta de curso de serviço para a disciplina Matemática Financeira mediada pela produção de significados de estudantes de Administração (Abre em nova janela)

Eder Quintão Lisboa

  O desenho geométrico como disciplina de Curso de licenciatura em Matemática: uma perspectiva histórica (Abre em nova janela)

Emerson Tomaz da Costa

  O Teorema Fundamental da Álgebra e o Software TFA: atividades investigativas no ensino/aprendizagem pelas Tics (Abre em nova janela)

Fernanda Luciana Tenório Magalhães

  Memórias de Práticas: A disciplina “Prática de Ensino” na formação do professor de Matemática (Abre em nova janela)

José Milton Lopes Pinheiro

  A Aprendizagem Significativa em Ambientes Colaborativo-Investigativos de Aprendizagem: um estudo de conceitos de Geometria Analítica Plana (Abre em nova janela)

Josélio Lopes Valentim Júnior

  A geometria analítica como conteúdo do ensino secundário: Análise de livros didáticos utilizados entre a Reforma Capanema e o MMM (Abre em nova janela)

Juliano Cezar Ferreira

  Integral de linha de campos vetoriais/trabalho realizado: imagem de conceito e definição de conceito (Abre em nova janela)

Keller Tadeu Lopes

  Uma investigação sobre o ensino de porcentagem no 6º ano do  Ensino Fundamental (Abre em nova janela)

Leozart das Silva Matos

  Compreensões Sobre Derivada e Integral com o Uso de um Cas On Line: um estudo com alunos do  terceiro  ano  do  Ensino Médio (Abre em nova janela)

Luciana Aparecida Borges Losano

  Design de Tarefas de Educação Financeira para o 6º ano do Ensino Fundamental (Abre em nova janela)

Mariângela Assumpção de Castro

  A Construção e a Desconstrução das Ideias Geométricas: Intervenção no Ensino e na Aprendizagem na Perspectiva da Matemática Inclusiva (Abre em nova janela)

Susana Ribeiro Soares

  Um estudo histórico do ensino de geometria analítica no curso de matemática da UFJF nas décadas de 1960 e 1970 (Abre em nova janela)

Vitor Rezende Almeida

  Álgebra Linear como um Curso de Serviço: o Estudo das Transformações Lineares (Abre em nova janela)

Wallace Nascimento Pinto Junior

  Álgebra Linear a distância para licenciandos em Química: análise de um curso oferecido no modelo UAB (Abre em nova janela)

 

2012 (11)

Camila Vieira Rabello

  Uma investigação sobre o uso de ferramentas digitais do dia-a-dia para aprendizagem de matemática (Abre em nova janela)

Dione Baptista Ribeiro

  Uma leitura sobre avaliação no Ensino Fundamental (Abre em nova janela)

Guilherme Luiz de Toledo Calderano

  A Geometria Projetiva como proposta de intervenção: um olhar a partir dos Teoremas de Menelau e Ceva (Abre em nova janela)

Luciano Pecoraro Costa

  Matemática financeira e tecnologia: espaços para o desenvolvimento da capacidade crítica dos educandos da Educação de Jovens e Adultos (Abre em nova janela)

Luiz Carlos Fogaça Junior

  TOTEM – Modelo de tutoria a distância de matemática para o ensino médio e fundamental do sistema Colégio Militar do Brasil (Abre em nova janela)

Marcelo Bergamini Campos

  Educação Financeira na matemática do ensino fundamental: uma análise da produção de significados (Abre em nova janela)

Marcos Ribeiro Raad

  História do ensino de Cálculo Diferencial e Integral: a existência de uma cultura (Abre em nova janela)

Marília Rios de Paula

  Razão como taxa: uma proposta de ensino para a sala de aula de matemática (Abre em nova janela)

Reginaldo Ramos de Britto

  Educação Financeira: uma pesquisa documental crítica (Abre em nova janela)

Ricardo Ferreira Paraízo

  Ensino de Geometria Espacial com utilização de vídeos e manipulação de materiais concretos – Um estudo no Ensino Médio (Abre em nova janela)

Thales de Lélis Martins Pereira

  O uso do software Geogebra em uma escola pública: interações entre aluno e professor em atividades e tarefas de geometria para o ensino fundamental e médio (Abre em nova janela)

 

 

2011 (13)

Alessandro Marques Calil

  Caracterização da utilização das TICs por professores de matemática e diretrizes para ampliação de seu uso (Abre em nova janela)

Carlos Renato Soares

  Sistemas de avaliações em larga escala na perspectiva histórico-cultural: O caso do Sistema  Mineiro de Avaliação da Educação Pública – SIMAVE (Abre em nova janela)

Élida Tamara Prata de  Oliveira Praça

  Uma reflexão acerca da inclusão do aluno autista no ensino regular (Abre em nova janela)

Francisco Almeida Bessa Junior

  Uma abordagem do infinito no caminho da cardinalidade: um estudo endereçado aos professores de matemática do ensino básico (Abre em nova janela)

Hernando José Rocha Franco

  Os diversos conflitos observados em alunos de licenciatura num curso de Álgebra: Identificação e análise (Abre em nova janela)

José Mario Brunelli Sosa

  Resolução de problemas – Uma metodologia no primeiro período de um curso de Administração: Possibilidades e limitações na prática educativa em matemática (Abre em nova janela)

Lorena Luquini de Barros Abreu

  Estudando conteúdos matemáticos com direcionamentos de modelagem matemática: o caso da função afim (Abre em nova janela)

Mageri Rosa Ramos

  Uma investigação sobre a produção de tarefas algébricas para o 6º ano do Ensino Fundamental (Abre em nova janela)

Marcílio Dias Henriques

  Um estudo sobre a produção de significados de estudantes do ensino fundamental para área e perímetro (Abre em nova janela)

Maria Helena Loth

  Uma investigação sobre a produção de tarefas aritméticas para o 6. ano do ensino fundamental (Abre em nova janela)

Ricardo Bevilaqua Procópio

  Geometria como um curso de serviço para a licenciatura em Matemática: uma leitura da perspectiva do modelo dos campos semânticos (Abre em nova janela)

Wagner da Cunha Fragoso

  História da Matemática: Uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (Abre em nova janela)

Willian José da Cruz

  Os números reais: Um convite ao professor de matemática do ensino fundamental e do ensino médio (Abre em nova janela)