Fechar menu lateral

Núcleos de Pesquisa

Grupos de pesquisa

Relação dos Grupos de Pesquisa em que os professores e alunos do PPGEM integram com respectivo link para acesso no DGP – CNPq.

 

NIDEEM – Núcleo de Investigação, Divulgação e Estudos em Educação Matemáticacredenciado pela UFJF no CNPq em 2005 e tem como principal objetivo congregar pesquisadores, professores de Matemática em exercício e discentes de cursos de Licenciatura em Matemática no propósito de desenvolver pesquisas na área de Educação Matemática. Líderes: Amarildo Melchiades da Silva e Adlai Ralph Detoni. Site: www.ufjf.br/nideem/

 

GHEMATGrupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – foi criado em 2000, em São Paulo. O Grupo, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, tem como líderes os professores Neuza Bertoni Pinto (REAMEC) e Wagner Rodrigues Valente (UNIFESP – Campus Guarulhos). Desenvolve projetos de pesquisas que têm como objetivo produzir história da educação matemática. Buscando seus referenciais teóricos na História, para a produção de objetos, para a promoção de operações com documentação a ser transformada em fontes de pesquisa, e, por conseguinte, submissão de seu texto a regras de controle pela comunidade de historiadores, de historiadores da educação e historiadores da educação matemática.

 

GPMAEM – Grupo de Pesquisa sobre Materiais e Ambientes em Educação Matemática – Criado em 2018, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq e sob coordenação do prof. Marco Antônio Escher, tem como objetivo desenvolver pesquisas em/sobre materiais e sua utilização em ambientes físicos e virtuais, envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da matemática, a formação (inicial e continuada) de professores que ensinam matemática e entrelaçamentos com as pesquisas em Educação Matemática.