Fechar menu lateral

Projeto Meninas Digitais UFJF participa do EDUCOMP e SBC-EB 2025

Entre os dias 07 e 10 de abril, o projeto Meninas Digitais UFJF marcou presença em quatro atividades dos eventos EDUCOMP e SBC-EB, realizados no Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF.

Participações no EDUCOMP

Acesse o site do EDUCOMP (abre em nova janela)

Sessão Técnica 4 – Ensino de Computação para Crianças e Jovens

Ensino com Cubo Mágico – EDUCOMP 2025

Apresentação do projeto “Teaching Computational Thinking to Middle School Students using Rubik’s Cube” na Sessão Técnica 4 do EDUCOMP 2025

No dia 07/04, a equipe apresentou o projeto “Teaching Computational Thinking to Middle School Students using Rubik’s Cube (abre link em nova aba)“, que incentiva o uso do cubo mágico como ferramenta desplugada para ensinar conceitos relacionados ao pensamento computacional para crianças e adolescentes no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio.

A atividade prática estimulou lógica, decomposição de problemas e estratégias de resolução. Apesar de limitações como tempo curto e diferentes níveis de conhecimento, os alunos se engajaram e avançaram na montagem do cubo. A presença de mulheres na condução reforçou a representatividade e o interesse das alunas por STEM.

Autoras: Barbara M. Quintela, Lara O. Esteves (apresentação), Júlia de Paula Campos, Ana Clara Verly, Alessandreia Oliveira

Sessão Técnica 8 – Pensamento Computacional

Apresentação do artigo “Teaching Computational Thinking Main Concepts with a Marble-Powered Computer”.

Ainda no dia 07/04, foi apresentado o projeto “Teaching Computational Thinking Main Concepts with a Marble-Powered Computer (abre link em nova aba)” , que abordou o ensino de pensamento computacional por meio de uma atividade desplugada com o jogo Turing Tumble.

A oficina estimulou o raciocínio lógico e o interesse por STEM em alunas do ensino básico, mesmo sem uso de computadores. O material adaptado, como tabuleiro impresso e slides em português, garantiu acessibilidade e permitiu replicabilidade. A atividade também fortaleceu a representatividade feminina e superou limitações estruturais com criatividade.

Autoras: Barbara M. Quintela (apresentação), Maria Luísa R. Guimarães, Lara da Silva Dias, Ana Clara Verly, Alessandreia Oliveira

>>> O Trabalho recebeu o prêmio de melhor relato de experiência do Educomp 2025!

Laboratório de Ideias 6 – Inclusão, Diversidade, Equidade e Acessibilidade (IDEA)

Lara no Laboratório de Ideias

Apresentação no Laboratório de Ideias durante o evento EDUCOMP 2025.

No dia 08/04, as atividades do nosso projeto foram apresentadas no Laboratório de Ideias com o título: “Meninas Digitais UFJF: Oficinas Desplugadas de Pensamento Computacional como Estratégia para Inclusão de Meninas em STEM”.

O video produzido para o laboratório de ideias está disponível no nosso canal do YouTube!

Link para o vídeo no YouTube

Autoras: Lara Esteves (apresentação), Barbara Quintela, Ana Clara Verly, Alessandreia Oliveira

Pensamento Computacional com Quebra-Cabeças – SBC-EB 2025

Apresentação do projeto “Uso de quebra-cabeças para trabalhar conceitos de pensamento computacional e representatividade de gênero” na Sessão de Apresentações Interativas do SBC-EB 2025

Participação no SBC-EB

Acesse o site do SBC-EB (abre em nova janela)

Sessão de Apresentações Interativas – Quebra-Cabeça

No dia 10/04, foi apresentado o plano de aula: “Uso de Quebra-cabeças para Trabalhar Conceitos de Pensamento Computacional e Representatividade de Gênero” (abre link em nova aba), realizada na Sessão de Apresentações Interativas do SBC-EB 2025, teve como objetivo ensinar algoritmos de forma acessível e lúdica, promovendo a representatividade feminina na computação e o desenvolvimento do pensamento computacional em alunas do Ensino Fundamental II.

Autoras: Barbara M. Quintela, Lara O. Esteves (apresentação), Júlia de Paula Campos, Ana Clara Verly, Alessandreia Oliveira

Todo material produzido no nosso projeto fica disponível na nossa página de oficinas. Reutilizem e divulguem!