O que é o projeto “Gavetas na Memória”?
Como funciona a visita mediada?
Conheça as “Gavetas na Memória”
Termos de visitação de escolas e grupos ao Memorial da República Presidente Itamar Franco
O Memorial da República Presidente Itamar Franco, da Universidade Federal de Juiz de Fora, tem como missão promover, preservar e divulgar o acervo legado por Itamar Franco, promovendo a reflexão sobre a história política e cultural do Brasil. Com este objetivo, o Setor de Educação e Difusão Cultural apresenta o projeto Gavetas na Memória, uma experiência coletiva de mediação e educação patrimonial.
Com esse projeto, convidamos turmas escolares e grupos a participarem de uma visita mediada baseada nos princípios da Educação Patrimonial. O objetivo é criar um espaço de diálogo e interação, incentivando a troca de saberes e percepções sobre o patrimônio cultural de maneira participativa e reflexiva.
A atividade ocorre em grupos de 15 a 40 pessoas, mediante agendamento prévio, e permite escolher uma das quatro gavetas temáticas disponíveis. Cada gaveta propõe um roteiro exclusivo de visitação, com abordagens direcionadas ao perfil de cada grupo.
As visitas são gratuitas e incluem um percurso completo pelo Memorial, guiado pelos educadores da instituição. As atividades são recomendadas às séries escolares a partir dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O roteiro contempla:
Cada gaveta temática propõe uma abordagem única e interativa, ligada ao acervo do Memorial e às questões sociais e culturais que ele evoca. Confira as opções:
Saiba mais sobre cada gaveta na página Gavetas na Memória ou acesse a publicação.
O agendamento é feito via formulário on-line. Para solicitar uma visita, basta preencher o formulário disponível no link abaixo:
Ao preencher o formulário, será preciso fornecer todas as informações requeridas, escolher uma das gavetas disponíveis e seguir as orientações enviadas por e-mail. Caso não encontre uma data inicialmente escolhida, isso significa que o dia já está preenchido.
Cada escola ou instituição poderá solicitar, no máximo, três visitas por período de agendamento. Quando esse número for extrapolado, serão considerados apenas os três primeiros agendamentos. Essa medida é para garantir acesso a um maior número de instituições.
Sugerimos a leitura das recomendações para visitação antes de agendar a visita, pois o responsável deve declarar seu consentimento com todos os termos de visita.
Dos termos de visitação
Do agendamento