Que democracia sem educação? Uma homenagem ao professor Murílio Hingel tem como objetivo retratar momentos distintos da trajetória do professor que se tornou Ministro da Educação, entrelaçando-os com reflexões sobre a indissociabilidade dos conceitos de educação e democracia.
A exposição se divide em quatro núcleos narrativos, que abordam diferentes momentos históricos: a Secretaria de Educação de Juiz de Fora (1967-1972), o movimento estudantil durante a Ditadura Militar (1964-1985), o Ministério da Educação sob Hingel (1992-1994) e o Diploma de Reconhecimento da UNESCO concedido a ele (2006). Cada segmento do circuito expositivo provoca o público a refletir sobre uma necessidade imperativa: garantir que todos tenham acesso a uma educação que os prepare para o exercício consciente e crítico da cidadania.
Para ampliar as possíveis leituras e interpretações, a mostra conta com colaborações especiais. Além das reproduções fotográficas do Arquivo do Memorial, foram concedidas imagens do Arquivo Público do Estado de São Paulo e do Arquivo da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. A professora Lucy Brandão, viúva do professor Murílio Hingel, também contribuiu cedendo fotografias e objetos para a exposição, assim como o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Além das fotografias, documentos, vídeos e objetos, a exposição apresenta o trabalho de duas artistas ligadas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Artística (PIBIART) da Pró-reitoria de Cultura/UFJF. Luana Dias e Maria Julia Ourique, estudantes do Instituto de Artes e Design da UFJF, trazem suas próprias perspectivas e interpretações sobre o tema para a galeria.
Com texto de abertura de Margarida Salomão, prefeita de Juiz de Fora (PT), ex-deputada federal e ex-reitora da UFJF, a exposição está aberta para visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 13h às 18h, com última entrada às 17:30.
Que democracia sem educação? Uma homenagem ao professor Murílio Hingel
Realização
Universidade Federal de Juiz de Fora
Pró-reitoria de Cultura
Memorial da República Presidente Itamar Franco
Artistas
Luana Dias
Maria Julia Ourique
Curadoria
Laura Kasemiro
Expografia e Identidade visual
Alexandre Amino
Laura Kasemiro
Pesquisa histórica e documental
Eduardo Galleti
Elisa Brêtas Rodrigues
Laura Kasemiro
Lílian Andrade
Luana Dias
Luis Felipe Macedo da Silva
Yohana Araújo Gargiulo
Produção
Alexandre Amino
Eduardo Galleti
Francisco Dutra Ribeiro
Karla Dias
Kelly Herrera
Laura Kasemiro
Lavínia Júlia Lucas Neves
Luana Dias
Tarcísio Greggio
Colaboração
Arquivo Público do Estado de São Paulo
Diretório Central dos Estudantes – UFJF
Lucy Brandão
Margarida Salomão
Secretaria de Educação PJF – Supervisão de Arquivo e Memória