Fechar menu lateral

Memorial Itamar Franco sedia a abertura da agenda do Cinema em Movimento em Juiz de Fora

O Cinema em Movimento – Circuito Universitário iniciou sua temporada em Juiz de Fora com duas sessões gratuitas e ao ar livre no estacionamento do Memorial da República Presidente Itamar Franco. As exibições marcaram não apenas o início da programação na cidade, mas também a estreia do novo sistema de projeção e sonorização do Memorial, que amplia a qualidade das sessões e reafirma o compromisso da instituição com a democratização do acesso ao audiovisual nacional.

Cinema em Movimento - Sessão no Memorial

Entrada do estacionamento do Memorial

No dia 21 de maio, às 19h, foi exibido o documentário Quem Cuida de Quem Cuida? (2024). Já no dia 28 de maio, no mesmo horário, o público assistiu aos filmes Carne (2021) e Castanhal (2020). Os eventos reuniram o cinema brasileiro e os debates sobre direitos humanos, convidando o público a refletir sobre cultura e política, ao mesmo tempo em que resgataram a experiência coletiva dos antigos cinemas de rua em Juiz de Fora.A programação continua em diferentes locais da cidade, sob articulação do Coletivo Causos Gerais, responsável pela execução local do projeto. A mostra integra o maior programa latino-americano de difusão não-comercial de cinema, promovido pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM) e realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal desde o ano 2000.

Três documentários compõem o circuito em Juiz de Fora, sempre seguidos de rodas de conversa com convidados e pesquisadores:

Carne (Camila Kater, 2021, 14 anos): Animação em que cinco mulheres compartilham experiências íntimas sobre a relação com seus corpos, da infância à velhice.

Castanhal (Marques Casara e Rodrigo Simões Chagas, 2020, Livre): Um retrato da resistência das comunidades extrativistas do sul do Amazonas diante do avanço do agronegócio.

Quem Cuida de Quem Cuida? (Márcia Paraíso, 2024, Livre): O filme aborda a rotina e os desafios das mães de filhos com deficiência, revelando os aprendizados transformadores da maternidade atípica.

Sessão aberta no dia 21 de maio, com o filme “Quem cuida de quem cuida?”

As sessões realizadas no Memorial foram seguidas de debates com convidados especiais. Quem Cuida de Quem Cuida? (2024) contou com a participação de Ariene Pereira Menezes, presidente do GAPPA-JF (Grupo de Apoio a Profissionais e Pais de Pessoas com Autismo), e de Nicole Bem, arte-educadora e integrante do projeto Colibri – Arte e Saúde Mental. Já Castanhal (2020) teve como debatedora a pesquisadora Luciane Monteiro, doutora e integrante do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da UFJF, com mediação de Pablo Melo, coordenador do Coletivo Causos Gerais. O curta Carne (2021) foi comentado por Dalila Varela Singulane, editora-chefe da revista acadêmica Escritas do Tempo (Unifesspa), com mediação de Laís Aguiar, integrante do coletivo.

Confira a programação completa da temporada em Juiz de Fora, todas as sessões são gratuitas e abertas ao público:

21/05 (qua), 19h – Memorial da República Presidente Itamar Franco
Filme: Quem Cuida de Quem Cuida?

28/05 (qua), 19h – Memorial da República Presidente Itamar Franco
Filmes: Carne e Castanhal

04/06 (qua), 17h – Auditório 3, Instituto de Ciências Humanas (UFJF)
Filme: Quem Cuida de Quem Cuida?

25/06 (qua), 17h – Auditório 3, Instituto de Ciências Humanas (UFJF)
Filmes: Carne e Castanhal

02/07 (qua), 14h – IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora
Sessão especial com os três filmes + parceria com o Cineclube Entre Saberes

O Coletivo Causos Gerais, Ponto de Cultura certificado pelo Ministério da Cultura, atua desde 2020 com projetos de pesquisa, formação e produção audiovisual voltados à cultura popular, tradição e memória afetiva. Em parceria com a UFJF, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Artística – PIBIART, o coletivo envolve bolsistas em documentários, oficinas, cineclubes e outras ações formativas que dialogam com os territórios onde atua.