De 23 a 28 de setembro, o Memorial da República Presidente Itamar Franco, órgão executor da Pró-reitoria de Cultural da UFJF, participa da 19ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Com o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, a edição deste ano propõe um diálogo urgente sobre o papel dessas instituições diante da crise climática e suas múltiplas dimensões sociais, culturais e históricas.
As mudanças climáticas deixaram de ser uma ameaça futura para se tornar uma realidade concreta, que transforma paisagens, culturas e modos de vida, afetando de maneira desigual diferentes populações. Em meio a eventos extremos, desigualdades socioambientais e perdas culturais irreparáveis, a 19ª Primavera dos Museus convida a sociedade a refletir sobre como os museus podem atuar na documentação, preservação e produção de novas narrativas, aproximando-se das comunidades para construir respostas coletivas aos desafios do presente e do futuro.
No Memorial Itamar Franco, a programação traz atividades educativas, visitas mediadas e debates que relacionam memória, transformações urbanas, consumo e preservação. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Programação
25/09/2025 – das 19h às 21h (quinta-feira) – com emissão de certificado
Mesa-redonda: Óticas sobre as transformações urbanas de Juiz de Fora: desafios e possibilidades de
preservação
Como as mudanças urbanas e os desafios ambientais impactam a forma como vivemos, lembramos e preservamos a cidade? Para debater essas questões, o Memorial reúne três diferentes perspectivas — arte, pesquisa acadêmica e políticas públicas — para discutir caminhos possíveis rumo a uma cidade mais justa e sustentável. O encontro propõe um debate interdisciplinar sobre como as mudanças climáticas e as transformações urbanas impactam não apenas o espaço físico, mas também as formas de habitar, preservar e narrar a cidade.
Convidados
Gerson Guedes – formado em Desenho e Plástica pela UFJF, mestre em Letras e professor por três décadas no Colégio de Aplicação João XXIII. Em cartaz na Galeria Memorial Itamar Franco com a mostra “Origens”, um registro de vivências em que a cidade e a Zona da Mata são as linhas-guia da teia estética que configura sua obra.
Cássia de Castro (UFJF) – doutora em Geografia (Geografia Física) pela USP (2002). Atualmente é professora titular, Coordenadora do Curso de Geografia e Coordenadora do Laboratório de Climatologia e Análise Ambiental da UFJF. Atua principalmente nos seguintes temas: biogeografia urbana, clima urbano, climatologia e geoprocessamento.
Renata Nogueira (Funalfa) – doutora em História pela UFMG e gerente do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural da Funalfa. Ela vai abordar como o reconhecimento do que é relevante para uma comunidade pode contribuir para a preservação da paisagem natural e como as práticas de inventariar, catalogar, classificar e identificar funcionam tanto como ferramentas de educação patrimonial quanto como formas de defesa contra os danos ambientais.
23 e 26/09/2025
Ação Educativa: O Tempo das Coisas
Em dois encontros, o Memorial receberá o Centro de Convivência da Pessoa Idosa e o Projeto Caminhando pela História (Secretaria de Turismo de Juiz de Fora) para uma visita especial sobre como nossas formas de produzir, consumir e descartar mudaram nas últimas décadas, e os impactos dessas transformações na sociedade, no meio ambiente e na preservação das memórias. O percurso inclui as exposições do Memorial e a exibição de um curta-metragem nacional.
A atividade também está aberta a outros grupos interessados. Basta entrar em contato pelo WhatsApp (32) 2102-3594 para verificar a disponibilidade de dias e horários. Recebemos grupos de até 30 pessoas para essa ação educativa.
Programação Permanente
Durante toda a semana, seguem normalmente as visitas mediadas do projeto Gavetas na Memória,
incluindo a participação da Escola Municipal CEM – Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr.
Geraldo Moutinho com a Gaveta 3: Essa cidade é minha também, dedicada à história urbana de Juiz de
Fora.
As exposições “O Real Significado” e “Origens” permanecem abertas para visitação gratuita de terça a
sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 13h às 18h (última entrada às 17h30).
Serviço
19ª Primavera dos Museus
Tema: Museus e Mudanças climáticas
Data: 22 a 28 de setembro de 2025
Local: Memorial da República Presidente Itamar Franco — Rua Benjamin Constant, 760, Centro, Juiz
de Fora (MG)
Atividades gratuitas, com emissão de certificado
Mais informações: secretaria.memorial@ufjf.br ou pelo Whatsapp (32) 2102-3594