Fechar menu lateral

Memorial participa da 9ª Semana Nacional de Arquivos

De 9 a 13 de junho, o Memorial da República Presidente Itamar Franco se juntará à programação da 9ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional. Com o tema “Mudanças climáticas: preservação e acessibilidade”, a edição deste ano propõe um olhar atento e urgente sobre os riscos que os acervos documentais enfrentam diante das transformações climáticas em curso e sobre as estratégias possíveis para enfrentá-los.

Inundações, estiagens prolongadas e outros eventos extremos, como os recentemente vivenciados no Rio Grande do Sul, evidenciam a vulnerabilidade de acervos históricos e a necessidade urgente de ações de preservação, adaptação e mitigação de riscos. Nesse contexto, os arquivos e instituições de memória são chamados a atuar como agentes estratégicos, buscando promover o acesso e a valorização do patrimônio documental.

Com atividades gratuitas e abertas ao público, a programação do Memorial Itamar Franco destaca uma ação formativa e um debate contemporâneo, em que falaremos sobre preservação, arte, arquivos pessoais, gênero, cidade e, claro, memória. Convidamos estudantes, pesquisadores, profissionais da cultura e o público em geral a participar das atividades e contribuir com essas reflexões.

PROGRAMAÇÃO

10/06/2025 – 14h às 17h (terça-feira)
Minicurso “Coleções e Arquivos: Criando memória e valor simbólico”
Com Profª. Drª. Maria Lucia Bueno (UFJF)
Número de vagas: 25
Público-alvo: Profissionais e estudantes da área e demais interessados.
Inscrições: https://forms.gle/8Fhs1nR5eFVcXQVk6
Ementa: O objetivo deste curso é refletir sobre a dinâmica dos processos de legitimação e consagração da produção artística, moderna e contemporânea, destacando o papel preponderante que as coleções e os arquivos desempenharam nesse movimento. A organização de coleções, articuladas a arquivos, constroem memórias, narrativas e interpretações que interferem no sistema de recepção da arte, afetando diretamente a construção dos valores simbólicos, históricos e econômicos vigentes.
Profª. Drª. Maria Lucia Bueno (UFJF) é bacharel e mestre em Ciências Sociais (PUC-SP). Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp. Pós-doutorados: Instituto de Artes da Unicamp/FAPESP (1996-99); École des Hautes Études en Science Sociales/EHESS (1999-2000) e (2001-2002); Université Paris Est/FAPESP (2006); Institut d’études éuropéennes, Université Paris 8/CAPES (2015 – 2016); New School for Social Research, NY/CAPES (2016); CRBC – Écoles des Hautes Édutes en Sciences Sociales/EHESS (2019-20). Professora associada do Instituto de Artes e Design da UFJF-MG; e Professora dos Programas de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPG-ACL/UFJF) e Ciências Sociais (PPGCSO/UFJF). 

12/06/2025 – 14:30h (quinta-feira)
Palestra: O esquecimento tem gênero? Jornalismo e memória
Com Projeto Vi.elas (UFJF)
Número de vagas: 30
Público-alvo: Todos os interessados pela história de Juiz de Fora e seus habitantes
Inscrições: https://forms.gle/PtWVP1h8b9w1HipS9
Ementa: A palestra contará com representantes do projeto Vi.Elas, uma produção jornalística feita por estudantes de Juiz de Fora para contar a história das mulheres que dão nome às ruas da cidade sob uma perspectiva de igualdade de gênero.  Algumas perguntas norteiam a discussão: a história de quem está guardada nos documentos oficiais? Quais histórias merecem o arquivo para a posteridade? O esquecimento tem raça, gênero, origem? O que merece a memória e o que merece o esquecimento? Lembrar e esquecer são questões ideológicas? Se a cidade é construída coletivamente, por que apenas algumas pessoas aparecem nos museus?
Com Júlia Valgas Freitas Galvão, Técnica em Edificações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pesquisa as resistências que se constroem nas brechas em temas como Artes, Tecnologia e Poder. Integra o grupo de pesquisa Assimetrias e é membro da equipe do Projeto Vi.Elas. 
Com Sofia Papalini, graduanda em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Hoje atua como estagiária no setor de consultoria em uma agência de link building e SEO comandada e composta majoritariamente por mulheres, e como bolsista do Núcleo de Jornalismo Audiovisual da FACOM.  Seu objetivo é desenvolver pesquisas na área do jornalismo literário e continuar trabalhando com mulheres que fazem parte da mudança em curso no jornalismo digital.

9ª Semana Nacional de Arquivos
Tema: Mudanças climáticas: preservação e acessibilidade
Data: 9 a 13 de junho de 2025
Local: Memorial da República Presidente Itamar Franco — Rua Benjamin Constant, 760, Centro, Juiz de Fora (MG)
Atividades gratuitas, com emissão de certificado
Mais informações: arquivo.memorial@ufjf.br