No primeiro semestre de 1953, a Faculdade de Medicina de Juiz de Fora abriu suas portas para iniciar o primeiro ano letivo de sua história.
No ano de 1960, com a criação da Universidade Federal de Juiz de Fora pelo então presidente da República, Juscelino Kubitscheck de Oliveira, a faculdade de medicina foi incorporada e federalizada e passa a se chamar Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora. O presidente da República, Juscelino Kubitscheck de Oliveira, foi também paraninfo da primeira turma, que formou 18 médicos em grande evento no Cine Theatro Central, no dia 17 de dezembro de 1958. Nesta turma apenas uma mulher, a dra. Marina Ladeira Halfeld Santos.
Atualmente o curso oferece 180 vagas anuais, com entrada semestral de 90 estudantes. A graduação se dá em 6 anos, 12 semestres.
Sua sede está no bairro Dom Bosco, junto ao Hospital Universitário da UFJF, em ampla estrutura física de 10 mil metros quadrados, que abriga salas, laboratórios, biblioteca, setores administrativos, sala do Diretório Acadêmico, Atlética Medicina, Medic, empresa Júnior e cantina.
Perfil do Egresso
A Faculdade de Medicina da UFJF estabelece como perfil de seu egresso no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) o proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais
(DCN, 2014), no Art. 3.º:
O graduado em Medicina terá formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção do processo saúde-doença, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania e da dignidade humana, objetivando-se como promotor da saúde integral do ser humano.
Ao final do Curso de Graduação em Medicina da UFJF, espera-se que os profissionais médicos sejam capazes de articular conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas do egresso, para o futuro exercício profissional do médico, a formação do graduado em Medicina, desdobrando-se, segundo as DCN, 2014, nas seguintes áreas:
I – Atenção à Saúde;
II – Gestão em Saúde; e
III – Educação em Saúde.