Conheça o Projeto “Hospital de Ursinhos: perdendo o medo do médico”

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadasA iniciativa foi criada na Noruega por acadêmicos de medicina da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA) , e atualmente existe em vários países. O Hospital de Ursinhos foi incorporado por estudantes da da Faculdade de Medicina da UFJF, através da IFMSA Brasil, e começou há cinco anos, com campanhas anuais. Devido à grande procura por parte dos acadêmicos, a atividade se tornou um projeto de extensão no fim de 2013. As primeiras experiências aconteceram no Centro Educacional Ricardo Moysés Júnior, na Fundação Ricardo Moysés Júnior e na Escola Infantil Ao Pé da Letra.

Levar o filho ao médico geralmente é uma missão difícil para os pais, uma vez que as crianças costumam ter receio da consulta médica. Para mostrá-las como realmente funcionam o atendimento médico e os procedimentos de saúde, foi criado o projeto de extensão “Hospital de Ursinhos: Perdendo o medo do médico”, coordenado pelo professor Everton Rocha do Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e professor da disciplina Medicina da criança I da Faculdade de Medicna da Universidade Federal de Juiz de Fora. Segundo o docente, esse comportamento infantil é comum, “afinal, o médico é a pessoa que diagnostica problemas que não gostaríamos de ouvir. E para a criança, isso toma uma dimensão maior, pois a ida ao hospital é associada a um evento de dor.”

“Porem, tudo é de brinquedo, do curativo à seringa, e todos os procedimentos são feitos no ursinho. A criança é colocada no papel de pai e passa por todos os setores. A expectativa é que ela, após vivenciar essa experiência, aceite melhor os procedimentos de saúde a que poderá ser submetida daqui pra frente”, diz Ana Carolina, uma das fundadoras do projeto.

Os estudantes de medicina “atendem” os ursinhos de pelúcia acompanhados pelas crianças, entre 3 e 8 anos, transformando o adoecer e suas implicações em um ambiente tranquilizador e explicativo. Primeiramente, as crianças relatam as queixas de seu ursinho de pelúcia, para, então, o médico fazer uma anamnese. As crianças percorrem um ambiente hospitalar formado por vários setores. Gradativamente, elas seguem pela recepção, onde a ficha do paciente é preenchida; clínico geral, onde são feitos a entrevista, exames físicos (palpação, ausculta, etc), anotados as medidas e o peso; raios-X; tomografia; ultrassom; cirurgia; sala de curativos e medicação.

foto“Fazemos também um papel de promoção de saúde, ensinando as crianças sobre higienização, a importância de tomarem banho e lavarem as mãos adequadamente. Sinto que meu trabalho de promover a saúde e desconstruir a imagem que as crianças tem do médico, foi cumprido, além de contribuir para a humanização da medicina“, diz Rafael Kenji, acadêmico de medicina e um dos coordenadores do Projeto Hospital de Ursinhos.

O projeto é formado por 11 membros fixos, sendo um bolsista e os demais voluntários, mas a cada edição, são escolhidos, por ordem de recebimento de emails, mais 9 membros

foto (1)Para a realização do projeto, a equipe promove uma campanha de arrecadação de ursinhos de pelúcia. Os interessados em doar devem entrar em contato com a equipe por meio do e-mail hospitaldeursinhosufjf@gmail.com ou procurar um dos membros do projeto. A iniciativa pretende atender uma escola por mês, e o único critério de seleção é que as crianças tenham entre 3 e 8 anos. As instituições interessadas em participar devem fazer a solicitação também pelo mesmo endereço eletrônico.

Podem ser doados ursinhos de pelúcia e bonecas, gazes, luvas de procedimento, toucas e máscaras descartáveis, esparadrapos, ataduras e “band-aid”, além de materiais de papelaria, como cartolinas, tesouras, cola quente, durex e lápis de colorir.

foto (2)
foto (4)