Fechar menu lateral

Inscrições abertas para o II Simpósio Internacional Mente-Cérebro

nupes

“Apresentar o que tem de melhor em uma área que está crescendo muito e que é bastante desafiadora e importante. Difundir o que se sabe até o momento e discutir formas de avançar no tema.” Essa é a proposta do II Simpósio Internacional Mente-Cérebro que já está com inscrições abertas. O evento acontecerá nos dias 17 e 18 de março, no anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH), no Campus da UFJF.

O evento faz parte do projeto Mente-Cérebro, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (Nupes/UFJF) em parceria com o Departamento e Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), com financiamento da Universidade de Oxford (Inglaterra). Em sua primeira edição, em abril de 2016, o simpósio contou com a participação de mais 500 congressistas, de 16 estados do Brasil e outros países da América Latina.

De acordo com o coordenador do Nupes, Alexander Moreira-Almeida, o encontro propõe uma reflexão acerca da relação mente-cérebro. “Vamos trazer dois conferencistas internacionais, um deles é o Denis Alexander que fundou o centro de pesquisa sobre as relações entre ciência e religião da Universidade de Cambridge. Em sua palestra, abordará como a genética pode determinar as ações humanas, tema de seu mais recente trabalho.”

Outro convidado é o americano Warren S. Brown, que marcará um dos pontos altos do evento, ministrando a palestra “Neurociência, Psicologia e Religião: ilusões, delírios e realidades da natureza humana”. Além das conferências, haverá cursos e mesas-redondas. O seminário é aberto a todos que se interessam pelo assunto. Um dos objetivos é “colocar a UFJF no centro da discussão sobre mente-cérebro e tornar a Universidade cada vez mais conhecida, uma referência em estudos na área”, pontua o coordenador do Nupes.

Premiação

A imagem pode conter: textoDurante o simpósio serão entregues prêmios do Concurso de Ensaios, promovido pela Nupes, que teve como vencedores dois trabalhos da UFJF. O professor do Departamento de Filosofia do Instituto de Ciências Humanas, Gustavo Castañon será premiado na categoria sênior, e o integrante do Núcleo de História e Filosofia da Psicologia (NUHFIP), Júlio Mazzoni na categoria estudante.

Inscrições

As vagas para o II Simpósio Internacional Mente-Cérebro são limitadas. Alunos de graduação e pós-graduação da UFJF e da USP têm 50% de desconto no valor da inscrição do evento. A programação completa, com todas as informações sobre o evento, está disponível na página do projeto Mente-Cérebro.

Os trabalhos selecionados para a Sessão de Pôsteres do II Simpósio Internacional Mente-Cérebro já podem ser consultados. As apresentações serão feitas durante o evento, que acontece nos dias 17 e 18 de março de 2017 na UFJF. Confira: https://goo.gl/hfGGFP

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto