Fechar menu lateral

A Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina acontece na FAMED

Todos os alunos do segundo ano (terceiro e quarto períodos) de graduação em medicina participarão nessa quarta-feira dia 9 (nove) da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina.

Na FAMED, os alunos do terceiro e quarto período, que foram previamente contatados pela coordenação, devem comparecer ao primeiro andar da FAMED às 12h30 para o exame. A prova, com 60 questões objetivas e três discursivas, tem quatro horas de duração e ocorrerá em todo o Brasil simultaneamente.

 

Abaixo, seguem mais explicações sobre o exame, de acordo com o site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela prova (http://portal.inep.gov.br/):

“O objetivo é avaliar os estudantes por meio de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, de 2014. 

A Anasem tem caráter obrigatório para o estudante, que terá sua “regularidade” na avaliação atestada no diploma. Os participantes receberão o resultado de seu desempenho e do desempenho total dos estudantes de sua série, para realizarem sua auto-avaliação com base na comparação de resultados.

Já o coordenador de curso receberá o resultado global dos estudantes de sua instituição, discriminados por série, por competência e pelos conhecimentos, habilidades e atitudes, elencados na matriz de competências da 2ª, e posteriormente das 4ª e 6ª séries, e também, a média de desempenho de sua região e a média nacional.

O estudante será situado em um dos três níveis de proficiência: básico, adequado e avançado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação, calcula as proficiências com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia usada em suas demais avaliações. “

 

Alunos, não esqueçam de Boa prova a todos os alunos !!