A Faculdade de Medicina da UFJF teve grande participação no 54 Congresso Brasileiro de Educação Médica que ocorreu em Brasília nos dias 12 a 15 de outubro de 2016.A coordenadora de curso Ivana Damásio Moutinho e a co-coordenadora do NAPE (Núcleo de Apoio às Práticas Educativas) Oscarina da Silva Ezequiel participaram das discussões acerca das novas estratégias educacionais, planejamento, novas avaliações e políticas públicas na educação médica. Segundo a Profa. Oscarina Ezequiel, “o Congresso teve importantes abordagens sobre as questões atuais como ANASEM (Avaliação Seriada Estudantes de Medicina), importância do desenvolvimento docente (FAIMER), internato e estratégias pedagógicas, tendo a UFJF um papel qualificado nessas discussões”.As seguintes atividades de professores e estudantes da UFJF mereceram destaque:– Oficinas: Oscarina da Silva Ezequiel ministrou as oficinas “Competências e EPAs na educação médica” e “Blended learning: problematização, mapa conceitual e EAD no ensino médico”– Sessões de temas orais: Profa. Alice Belleigoli Rezende e Acad. Rotsen Caetano Frade- Apresentações de pôsteres: Acad. Caio Bosquetto e Profa. Marcia Fávero - Mesa redonda: Profa. Elizabeth Andrade: “Teste do Progresso, experiência do Consórcio de Minas Gerais”– Lançamento de livros: foi também lançado o livro “Uma nova medicina para um novo milênio: a Humanização do Ensino Médico” dos editores Arthur Fernandes Silva, Décio Iandoli Junior, Lidia Maria Gonçalves, Marcus Renato Castro Ribeiro e Rodolfo Furlan Damiano. O livro teve prefácio de Celmo Celeno Porto e teve um capítulo escrito pelo Prof. Giancarlo Lucchetti intitulado “Ética do estudante de Medicina: Uma reflexão”.A coordenadora do curso da medicina da UFJF, Profa. Ivana Damásio Moutinho reforçou a importância da presença da UFJF no contexto da educação médica no Brasil: “A participação no COBEM á cada ano nos coloca diante dos grandes desafios e compromissos que temos com a educação médica”.O acadêmico do 5º período Caio Boquetto comentou sobre a apresentação do Projeto “Despert’Art” no evento:
“COBEM aceitou a inscrição de trabalhos para apresentação em pôsteres digitais ou apresentação oral. Submeti à comissão avaliadora um resumo sobre nosso projeto de extensão: Despert’Art, o qual foi aceito e no último dia 13 eu tive o privilégio de apresentar nosso trabalho em um congresso de abrangência nacional. Foi uma experiência ímpar, muito enriquecedora tanto no âmbito acadêmico, quanto no pessoal, poder mostrar um trabalho tão bonito e importante para a comunidade científica, com certeza é algo de que se orgulhar.
O que motivou o projeto: É sabido que o grande avanço tecnológico na área da saúde ao longo do século 20 enfraqueceu a relação médico-paciente, negligenciada pela supervalorização da doença em detrimento do paciente, culminando com a fragmentação do ensino médico, cada vez mais especializado e menos focado nos pacientes. O projeto Despert’Art busca despertar no acadêmico a necessidade de um contato mais humanizado com os pacientes, utilizando a arte como meio de promoção da saúde e do bem- estar.
Os frutos: Nosso projeto possibilitou estimular a humanização dos estudantes de medicina e das equipes de saúde do HU, permitindo aos acadêmicos questionar o papel do médico e do estudante de medicina, bem como valorizar as histórias de vida dos pacientes, compreendendo o paciente como um todo. Nesse sentido, o Despert’Art demonstrou que o paciente necessita de um profissional mais humanizado. As experiências vividas no projeto foram transformadoras, ensinando-nos a lidar com as deficiências e com a diversidade, aguçando nossa capacidade de improvisação, fundamental para facilitar a aproximação entre o estudante e o paciente, conquistando a confiança entre ambos.”
As fotos do COBEM estão abaixo. Parabéns a todos os professores e estudantes da UFJF que participaram do evento!