Fechar menu lateral

Conheça um pouco mais sobre a história e os serviços oferecidos pelo HU-UFJF

  O Hospital Universitário (HU) da UFJF, campo de ensino e treinamento para estudantes das Faculdades de Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Farmácia e Bioquímica, Enfermagem e Serviço Social, fez 50 anos mês passado e desde sua criação atua como agente transformador da saúde de Juiz de Fora e região. Ele chega a atender 12 mil pacientes por mês e conta com uma equipe multiprofissional qualificada que reúne mais de 800 pessoas, entre docentes, pessoal técnico e administrativo, residentes e também  voluntários, imbuídos no programa de acolhimento voluntário, destinado não apenas a pacientes, mas também ao acolhimento das famílias.

  O HU oferece mais de 40 serviços e atendimentos, entre eles atendimentos médicos em 24 especialidades e sete tipos de cirurgias. Presta serviços de assistência social, fisioterapia, anatomia patológica, atendimento a doenças infecto-parasitárias e infecto-contagiosas, endoscopia, transplante de medula óssea, vigilância epidemiológica, controle de infecção hospitalar e enfermagem.

  Além dos diversos atendimentos prestados nas unidades HU/CAS e HU/Santa Catarina, o hospital dispõe de 06 centros de referência que congregam diversas especialidades médicas na atenção a determinadas doenças ou grupos de enfermidades, como o Centro de Atendimento a Doenças Neurológicas Imunoimediatas (CADIM), o Centro de Diagnósticos e Análises Clínicas, o Centro de Reabilitação de Hanseníase da Zona da Mata Mineira, o Centro de Referência em Hepatologia, o Centro de Transplante de Medula Óssea, o Centro de Tratamento da Fibrose Cística e o Centro Viva-Vida de Referência Secundária.

 

HISTÓRICO

 

  O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) foi criado no dia 8 de abril de 1963, por meio de um convênio entre a Santa Casa de Misericórdia e a UFJF, para o desenvolvimento das atividades clínicas das Faculdades de Medicina, Farmácia e Odontologia. O ato do convênio foi assinado pelo então Reitor, Professor Moacyr Borges de Matos, e pelo provedor da Santa Casa, Dr. José Procópio Teixeira Filho.hu-ufjf

  Em agosto de 1966, as atividades hospitalares foram instaladas na área física do antigo sanatório Dr. Villaça, ao lado da Santa Casa de Misericórdia, funcionando junto aos serviços básicos desta instituição filantrópica, com o nome de Hospital-Escola (HE), formalizando assim sua inauguração. Em 1970, o HE foi transferido para o Bairro Santa Catarina, visando atender pessoas carentes e os pacientes do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (FUNRURAL) e do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), em nível ambulatorial e hospitalar.

   Em 1984, o então HE da Universidade Federal de Juiz de Fora foi nomeado Hospital Universitário (HU) pela Portaria 447/1984/MEC (ABDALA e COSME, 2004) devido à ampliação de suas atividades de ensino para os cursos de saúde e às atividades das residências médicas em diversas especialidades. Com a edição da Lei 8080/90 e a nova lógica dos hospitais universitários como pontos de atenção do SUS, o HU-UFJF incorporou-se ao Sistema de Saúde do Município de Juiz de Fora e passou a ser o Hospital de referência da Região, sob a influência de Juiz de Fora: Zona da Mata, Sul de Minas e alguns municípios do Rio de Janeiro.

  Em 1996, foi realizado o seminário “Perspectivas do Hospital Universitário do Futuro”, gerando um importante documento que passou a ser apresentado aos diferentes órgãos financiadores. Assim, entre 1996 e 1998, foram viabilizadas propostas para o novo HU, permitindo ao Conselho Superior da UFJF definir o local para sua construção. Então, em 2000, teve início a construção do Centro de Atenção à Saúde (CAS), no bairro Dom Bosco, próximo à entrada sul do Campus Universitário. A concepção do CAS apontou um grande investimento em nível de gestão, a partir da revisão de seus princípios organizativos, de formação e práticas assistenciais; conferindo-lhe, inclusive, uma nova denominação HU/CAS/UFJF, reforçando sua integração ao hospital universitário como um todo.

 Em 2003, o hospital foi incluído no Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais (Prohosp), que tem como objetivos a melhoria e ampliação do atendimento nas unidades de atenção à saúde através de incentivos financeiros de acordo com as necessidades da região. Assim, o Novo HU/UFJF, ampliaria sua capacidade de atendimento ambulatorial e hospitalar da população residente na macrorregião abrangida, permitindo a aplicação do princípio da regionalização da saúde para o atendimento dos cidadãos e suas demandas.

  A inauguração da estrutura física do primeiro módulo ambulatorial do HU-UFJF aconteceu em 24 de agosto de 2006. Essa obra trouxe para a cidade e região um dos centros de assistência mais modernos do país, com exames pouco comuns no SUS e um diferencial no atendimento ao paciente, através do Acolhimento Integrado. Em 28 de maio de 2007, foi transferido da Unidade Santa Catarina para a Unidade Dom Bosco (CAS) todo o serviço ambulatorial – diagnóstico e terapêutico (clínicas, consultórios, central de diagnóstico, farmácia, leitos para internação-dia e salas de aula).

hospital_universitario_ufjf

  Em 2010, o Governo Federal, através do Ministério da Educação, desenvolveu um conjunto de medidas para a Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) vinculados às instituições federais de ensino superior. Dentre as ações do Rehuf está a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que objetiva garantir a recuperação física e tecnológica e também atuar na reestruturação do quadro de recursos humanos das unidades.

  Em agosto de 2012, a UFJF assinou o contrato com a empresa que seria responsável pela ampliação da Unidade Dom Bosco. Concluídas as obras, o HU contará com uma área de 54 mil metros quadrados, onde funcionarão tanto a parte ambulatorial quanto a de internação.