Fechar menu lateral

Núcleo de Saúde e Espiritualidade (NUPES) comemora seus 10 anos

O NUPES (Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde) da Faculdade de Medicina da UFJF faz 10 anos em 2016. Para comemorar essa data, o núcleo trouxe o professor alemão Harald Walach (Universidade de Viadrina – Frankfurt), referência em estudos sobre meditação, mindfullness, espiritualidade e terapias complementares.

O NUPES é coordenado pelos professores da Faculdade de Medicina, Alexander Moreira de Almeida e Giancarlo Lucchetti, ambos do departamento de clínica médica e faz parte do programa de pós graduação em saúde da UFJF. Nesses dez anos de história, o núcleo tornou-se referência na área de saúde e espiritualidade no Brasil e internacionalmente, e já publicou mais de 80 artigos científicos em periódicos indexados sobre o tema.

De caráter multidisciplinar, o grupo reúne alunos, professores e pesquisadores de áreas variadas, averiguando desde aspectos genéticos a psicológicos, passando por análises fenomenológicas e neurofisiológicas de objetos de estudo espirituais, além de abranger áreas além da medicina, como física, estatística, história, economia, jornalismo e literatura. “Desde o princípio, nossa meta foi justamente trazer para Juiz de Fora um grupo de pesquisa que se tornasse uma referência pela qualidade de trabalho e presença marcante no cenário nacional e internacional”, avalia o professor e fundador do Nupes, Alexander Moreira-Almeida.

Seguem fotos do evento comemorativo abaixo.

nupes1 nupes2 nupes3