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Professores e alunos da Faculdade de Medicina da UFJF são premiados no VII COMEM

Nos dias 12 e 13 de agosto, no Campus Dom Bosco da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), foi realizado o VII Congresso Mineiro de Educação Médica (VII COMEM), que premiou três trabalhos apresentados pela acadêmica Angélica de Paula Langame e co-autoria de professores e acadêmicos da Faculdade de Medicina da UFJF. Ao todo, 17 trabalhos foram aprovados para a apresentação no Congresso, e os três primeiros lugares foram compostos por trabalhos de representantes da Faculdade de Medicina da UFJF.

 

Em 1º lugar, o trabalho premiado tem o título “Qualidade de vida do estudante de medicina e seu rendimento acadêmico” e autoria de Angélica de Paula Langame, Karen Cristina Coimbra Ishii, José Antonio Chehuen Neto, Renato Erothildes Ferreira

 

Em 2º lugar, a “Avaliação do ensino de habilidades de comunicação no currículo do 1º ao 8º período do curso de medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora” de autoria de Márcia Helena Fávero de Souza Tostes,Oscarina da Silva Ezequiel, Sandra Helena Cerrato Tibiriça, Angélica de Paula Langame, Denise Junqueira dos Santos, conta com a participação do Núcleo de Apoio às Práticas Médicas Educativas (NAPE) e duas acadêmicas participantes do programa PROVOQUE/UFJF.

 

O trabalho é parte do projeto de inovação educacional: Implantação do componente de habilidades de comunicação no currículo do curso de Medicina da UFJF, desenvolvido pela Profª Márcia Fávero, como parte do Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores das Profissões de Saúde: Instituto Regional FAIMER, com o apoio do Núcleo de Apoio às Práticas Educativas (NAPE) e a orientação da Profª Oscarina Ezequiel. Este trabalho envolveu várias etapas incluindo a análise documental das Diretrizes curriculares nacionais para o Curso de Medicina (DCN, 2014), do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da UFJF (2015) e das Ementas das disciplinas do 1º ao 8º períodos. Também foram enviados questionários a todos os docentes responsáveis por disciplinas do 1º ao 8º períodos do curso de Medicina UFJF para avaliação da proposta atual do ensino de habilidades de comunicação e do interesse docente em relação ao tema. A seguir, foram realizadas três oficinas para elaboração de uma matriz de competências de comunicação, construída coletivamente, por alunos e professores, a partir de práticas já existentes nas disciplinas.

 

Também foi elaborado por representantes da UFJF, o trabalho premiado em 3º lugar “O que eu penso quando eu escuto a palavra autismo? Percepção de pais e profissionais em relação ao autismo” de Márcia Helena Fávero de Souza Tostes, Angélica de Paula Langame, Denise Junqueira dos Santos. Outros dois trabalhos também foram classificados em 3º lugar.